Mais Acessadas

Diretoria da Festa entrega Roteiro de Eventos do Círio 2016

Quarenta órgãos participam do planejamento e segurança das procissões


Por: Redação ORM News com informações de Eduardo Rocha de O Liberal Em 27 de setembro, 2016 - 22h10 - Círio

Foto: Cristino Martins/ O Liberal

A Diretoria da Festa entregou o Roteiro de Eventos do Círio 2016 a coordenadores de órgãos de segurança e saúde, na noite desta terça-feira (27). A reunião ocorreu no auditório Dom Vicente Joaquim Zico, no Centro Social de Nazaré, e contou com a participação do coordenador da Diretoria da Festa, Roberto Souza; do diretor de Procissões, Antônio Souza, e dirigentes do IV Distrito Naval, Cruz Vermelha Brasileira do Pará, Guarda Municipal de Belém, Polícia Militar, Comando Militar do Norte do Exército Brasileiro, Prodepa e outros. 

A reunião serviu para o fechamento das ações que cada um dos 40 órgãos de segurança e saúde desenvolverá nos eventos do Círio, mobilizando 20 mil pessoas. ‘Queremos que o romeiro vá de coração aberto participar da programação, e o resto deixe com a gente, porque vamos estar atuando na segurança de todos’, afirmou Antônio Souza. Foram apresentadas as camisas da Ciclo Romaria e da Romaria dos Corredores, à venda (R$ 10,00 e 1 quilo de alimentos) no Centro Social de Nazaré, a partir de segunda-feira.

Segurança- Este ano, as plataformas de observação reunindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, por iniciativa da Segup, serão ampliadas de 10 (em 2015) para 18 unidades no corredor da Trasladação e do Círio. Um centro de convivência para filhos de trabalhadores que atuam no Círio será organizado pelo Governo do Estado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), na Avenida Presidente Vargas com a Serzedelo Corrêa. 

A Polícia Militar terá 3.650 homens nos 12 eventos, contando, inclusive, com policiais vindos de Paragominas, Castanhal, Capanema, Soure e Abaetetuba, para atuar do dia 4 até o dia 10, na Operação "Bem-vindo ao Círio". A Prodepa disponibiliza o aplicativo "Kd a Berlinda 2016".

Procissões- No dia 7 de outubro, o Traslado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, com 52 quilômetros e 12 horas de duração, sairá às 8 horas da Basílica Santuário a Marituba e Ananindeua. A Romaria Rodoviária, com 24 quilômetros, sairá ás 5h30 do dia 8, da Igreja Matriz de Ananindeua, seguindo para o Trapiche de Icoaraci, em três horas de duração.

A Romaria Fluvial, com 10 milhas náuticas (18,5 quilômetros), sairá às 9 horas, no dia 8, de Icoaraci para a Escadinha do Cais do Porto, no centro de Belém, com duas horas de duração. Em seguida, sairá às 11h30, da Praça Pedro Teixeira, a Moto Romaria, com 2,5 quilômetros,  até o Colégio Gentil Bittencourt, com uma hora de duração. 

Técnicos da Semob, Detran e PM bloquearão o corredor do Círio às 12 horas do sábado, dia 8, até o término da procissão, no dia 9. Com 3,7 quilômetros, a Trasladação no sábado, dia 8, sairá do Colégio Gentil às 17 horas rumo à Catedral Metropolitana, e terá cinco horas de duração.

O Círio no dia 9, com 3,6 quilômetros, sairá às 6h30 da Catedral Metropolitana em direção a Praça Santuário. Tem previsão de durar 6 horas. Serão também realizadas na quadra nazarena a Ciclo Romaria, Romaria da Juventude (saída este ano da Paróquia Mãe da Divina Providência), Romaria das Crianças, Romaria dos Corredores, Procissão da Festa (saída da Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria) e Recírio.  

Na segunda-feira (03), a partir das 9 horas, na Cúria Metropolitana, a Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) irá detalhar as principais mudanças de itinerário, tempo e público por cada romaria.