Mais Acessadas

Detran licencia veículos com placas de final 72, 82 e 92

O atraso no licenciamento implica em multa no valor de R$ 293,47.


Por: Redação ORM News com informações da Agência Pará Em 05 de abril, 2017 - 13h01 - Pará

Proprietários de veículos com placas de final 72, 82 e 92 que ainda não regularizaram o licenciamento de 2017 têm até esta sexta-feira (7) para evitar o pagamento de multa. Segundo a Diretoria de Tecnologia e Informática (DTI) do Departamento de Trânsito do Pará, existem 46.225 veículos registrados com esta terminação.

As maiores frotas pertencem ao município de Belém (9.927 veículos), seguido de Ananindeua (2.824) e Marabá (2.715). O atraso no licenciamento implica em multa no valor de R$ 293,47. Permanecendo essa situação, após 30 dias do término do prazo o condutor poderá ter o veículo apreendido, caso seja abordado durante operações de fiscalização.

Este tipo de infração, segundo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é classificada como gravíssima, rendendo ao condutor sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo ao pátio de retenção do órgão.

O Detran oferece medidas que visam diminuir o tempo usado para licenciar o veículo. Os proprietários podem acessar o site www.detran.pa.gov.br e emitir o boleto. Nele, já estão inclusas as taxas do IPVA, que é o imposto cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

De posse do boleto do licenciamento, o usuário pode pagar as taxas via internet ou procurar qualquer agência bancária ou caixa eletrônico para efetuar o pagamento. O usuário que possuir conta corrente que ofereça internet banking pode efetuar o pagamento on line, sem precisar sair de casa. Por meio do site é possível consultar o valor do licenciamento e saber previamente quanto terá que pagar.