Mais Acessadas

Deputados pedem libertação de brasileiro preso na Palestina

Homem preso desde 2010 iniciou greve de fome há 70 dias


Por: Redação ORM News Em 19 de junho, 2015 - 18h04 - Brasil

Os presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PC do B-MG), participam de negociações na tentativa de liberar o cidadão brasileiro Islam Hasan Jamil Hamed, preso em cárcere palestino desde 2010 e que se encontra há 70 dias em greve de fome, depois de já ter cumprido pena de três anos.

Foto: Divulgação

As comissões legislativas estão convidando os embaixadores de Israel e da Palestina para uma reunião no dia 23 de junho (terça-feira), às 10h, na sala da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias para buscar um entendimento que permita a volta de Islan Hamed ao Brasil. Também estão sendo convidados representantes do Itamaraty, da Cruz Vermelha e da Anistia Internacional.

O governo de Israel investiga o brasileiro de ascendência palestina pela suposta participação em ataque a dois cidadãos israelenses e informou, em nota, que não tem intenção de permitir sua saída da Palestina após a soltura da prisão.

O presidente da CDHM, deputado Paulo Pimenta defendeu a construção de “uma solução aceitável para Israel no sentido de conceder o salvo-conduto que viabilize a liberação e a volta imediata desse brasileiro”. O parlamentar explicou que “o que nos move a tentar essa mediação é o pedido da família e um imperativo humanitário”.

Por sua vez, o deputado Augusto Carvalho (SD-DF) sugeriu a participação da Anistia Internacional e da Cruz Vermelha na busca do entendimento para a liberação do brasileiro.