Curta paraense é selecionado para festival na França

O filme narra, entre outras coisas, a força de luta da mulher negra


Por: Redação ORM News Em 07 de fevereiro, 2017 - 08h08 - Festival de Cinema

Foto: Karol Lima / LeiaJáImagens

‘’Pretas’’. Esse é  o nome do curta-metragem paraense que tem impressionado todas as telas por onde passa. O filme foi desenvolvido para a 13ª edição do Festival Osga de Vídeos Universitários da Unama, da qual foi vencedor, mas suas vitórias estão alcançando horizontes muito maiores.

No início de 2017 o curta foi vencedor na categoria de “Melhor Episódio Piloto” no 1º Festival da Freguesia do Ó em São Paulo. Uma conquista ainda mais recente, é ter sido selecionado para a 39ª edição de um dos maiores festivais de cinema do mundo, o Festival du court métrage de Clermont-Ferrand, na França.

‘’Pretas’’ vai muito além de uma produção audiovisual. Ele narra a força de luta da mulher negra, com filhos, histórias e uma garra feroz para vencer o preconceito de uma sociedade que impõe padrões até na cor da pele.

O curta é dirigido por Lucas Moraga e é apenas um piloto para uma futura websérie. De acordo com o diretor, a ideia do filme é trazer uma reflexão quanto ao lugar da mulher negra na sociedade e o quanto esta precisa falar e ser ouvida.

Diretor: Lucas Moraga (Foto: Divulgação)

No festival da França, que vai até o dia 11 deste mês, ele ocupará o estande brasileiro destinado a curtas-metragens produzidos em universidades e escolas de cinema e audiovisual brasileiras. O projeto é uma parceria entre Forcine e Kinoforum, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

O curta-metragem “Pretas” pode ser visto no canal da produtora Invisível Filmes no Youtube: