Mais Acessadas

Cosanpa finaliza manutenção da adutora do Utinga

O serviço já foi religado e a normalização completa continua até as 21h, conforme a programação. Alguns bairros já começaram a ser reabastecidos.


Por: Redação ORM News com informações da assessoria Em 22 de janeiro, 2017 - 17h05 - Região Metropolitana

O trabalho de recuperação da adutora do Utinga, a mais importante do abastecimento de Belém e de parte de Ananindeua, foi finalizado às 7h deste domingo (22), dentro do cronograma planejado e antes do tempo de obra estimado. O serviço já foi religado e a normalização completa continua até as 21h, conforme a programação. Alguns bairros já começaram a ser reabastecidos.

O trabalho de recuperação da adutora do Utinga foi finalizado às 7h deste domingo (22). Foto: Agência Pará

Na Cidade Nova, em Ananindeua, o abastecimento começa a ser normalizado. "O primeiro lugar a receber é a Cidade Nova. Lá os setores já estão praticamente completos", afirmou o diretor de operações da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Antônio Crisóstomo.

“Nós estocamos água para que nosso serviço não fosse prejudicado, mas ela voltou antes do que esperávamos, então não precisamos utilizar todo o estoque. Ter água encanada facilita. Entendemos a obra, apesar do transtorno”, disse Odivaldo Vasconcelos, proprietário de um bar e restaurante na Cidade Novas II, momentos após a volta do fornecimento.

O vazamento na adutora surgiu após a peça sofrer um dano devido o fenômeno de acomodação das terras alagadas sobre as quais está assentada, no Parque do Utinga.

Por conta da falta de água ocasionada pela obra, a Cosanpa montou uma estrutura especial para garantir que nenhum serviço essencial à população fosse prejudicado durante o período do trabalho. Carros-pipa fizeram o abastecimento de locais de atendimento público, como hospitais, centros de hemodiálise e delegacias. Setenta e quatro mil litros de água foram fornecidos ao Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em quatro turnos de abastecimento, para garantir o funcionamento de serviços essenciais da instituição.