Mais Acessadas

Corda usada nas procissões do Círio chega a Belém

O ícone de 800 metros de comprimento percorreu cerca de 3.400 quilômetros


Por: Portal ORM Em 25 de setembro, 2017 - 15h03 - Círio

Tarso Sarraf

Amanhã (6), por volta das 9h, um dos ícones mais fortes do Círio chega a Belém para compor uma das maiores e mais tradicionais festividades religiosas do mundo. A corda foi produzida na região sul do país, em Santa Catarina. A distância foi de cerca de 3.400 quilômetros percorridos e de alguns dias de viagem. O serviço de transporte foi doação da Empresa Expresso Vida. A corda tem 800 metros de comprimento, 50 milímetros de diâmetro e será dividido em dois pedaços de 400 metros, um para cada romaria: Círio e Trasladação.

TRADIÇÃO

Desde 1885, a corda é usada na festividade. Uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde as proximidades do Ver-o-Peso até as Mercês no momento da procissão, o que fez com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fieis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada à comemoração de fé e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fieis.

Quem passa pelo espaço do Arraial de Nazaré também já pode acompanhar a movimentação da chegada de algumas estruturas que vão compor o Ita Center Park. As demais estruturas chegam a partir do dia 11 e começam a ser montadas a partir do dia 15. A previsão é que logo em seguida passe pela revisão do Corpo de Bombeiros para começar a funcionar.