Mais Acessadas

Companhias não cumprem nova regra sobre valor total de voo

No 1º dia em vigor, apenas o site da Gol mostra aos consumidores o preço real da passagem, incluindo as taxas de embarque


Por: Notícias ao minuto Em 15 de março, 2017 - 07h07 - Brasil

Sites de companhias aéreas e agências de viagem não estão cumprindo a nova regra que determina que o valor total da passagem aérea, incluindo taxas, seja informado no momento que o consumidor faz a pesquisa de preços. A regra, estabelecida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), entrou em vigor nesta terça-feira (14).

''As companhias aéreas serão notificadas para que adequem o site conforme solicitado pela norma, além de prestarem esclarecimentos à agência pelo ocorrido. Somente após esse procedimento é que a Anac definirá se caberá multa a alguma companhia pela questão'', informou nota da agência.

De acordo com o UOL, apenas o site da companhia aérea Gol está seguindo a nova norma corretamente.

A Latam ainda mostra o preço da passagem sem as taxas de embarque. O valor total só é revelado após o consumidor selecionar uma opção de tarifa. Em defesa, a empresa declarou em nota que ''está cumprindo com as regras da Anac e com o Código de Defesa do Consumidor uma vez que, ao selecionar o voo desejado, o cliente visualiza o preço da passagem com todas as taxas discriminadas na mesma página, automaticamente".

O site da Avianca e da Azul seguem o mesmo caso e as taxas permanecem "escondidas" dos passageiros. A Azul informou que ''protocolou hoje um pedido à Anac requerendo prazo suplementar de 30 dias para adequação de todos os seus sistemas''.

Pesquisas feitas em agências de viagens, como CVC e Submarino Viagens revelam que o consumir só tem acesso ao valor real da passagens depois que seleciona a opção "comprar". Até o momento, as duas empresas não se manifestaram sobre o descumprimento da regra da Anac.