Mais Acessadas

Com versão em inglês, o “Kd a Berlinda?” já pode ser baixado

Pelo endereço www.kdaberlinda.pa.gov.br, app é acessível por dispositivo móvel ou computador


Por: O Liberal Em 28 de setembro, 2017 - 14h02 - Círio

Visando auxiliar turistas, romeiros, internautas e instituições, o aplicativo “Kd a Berlinda?”, que monitora as 12 romarias de Nossa Senhora de Nazaré, já está disponível para download na versão 2017. A nova versão inclui uma série de funcionalidades, como sensor de presença e traçado de rota. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), passou a disponibilizar uma versão em inglês do app.

“O aplicativo deste ano já está disponível para baixar. Além disto, também é possível acessá-lo via web. Todos os anos, nós trabalhamos em alguns aspectos internos do aplicativo, para deixá-lo cada vez mais rápido, mais estável e com condições de aguentar um número cada vez maior de conexões e este ano não foi diferente”, afirma o gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, Anderson Góes. O gerente comentou, também, sobre as novidades do aplicativo. “Nós temos algumas novas funcionalidades, como ativação de sensor de presença, que dará um alerta para usuário assim que a berlinda estiver se aproximando”, explicou.

Ano passado, foram cerca de 300 mil acessos e 32 mil downloads. As coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 4G para um servidor. Pelo endereço eletrônico www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. 

“A resposta ao aplicativo é muito positiva. A cada ano que passa, ele se torna um aplicativo cada vez mais utilizado, as pessoas já têm um amplo conhecimento sobre ele. Na era da informação que nós estamos, o ‘Kd a Berlinda?’ é extremamente importante, para que todas as pessoas consigam, efetivamente, saber do paradeiro da berlinda durante o Círio. É um aplicativo de utilidade pública”, diz. O aplicativo é gratuito e está disponível em três plataformas (Android, iOS e Windows Phone).