Mais Acessadas

Com 1 milhão de fiéis, Trasladação termina antes do previsto

Berlinda era aguardada na Catedral de Belém por volta das 23h


Por: Redação Portal ORM Em 07 de outubro, 2017 - 22h29 - Círio

Foto: Tarso Sarraf / O Liberal

Uma das procissões mais importantes da programação que antecede ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Trasladação terminou cerca de uma hora antes do previsto na programação oficial da Festa Nazarena.

Com 224 anos de tradição e a presença de mais de um milhão de fiéis, a procissão estava prevista para chegar à Catedral de Belém somente às 23h, mas chegou por volta das 22h20.

Um dos pontos que auxiliaram na agilidade da procissão foi a redução na quantidade de pessoas que precisaram de pronto-atendimento. De acordo com a Cruz Vermelha, a chuva, ocorrida no início da procissão, teria tornado a temperatura mais amena. 

Algumas homenagens tradicionais, como os fogos de artifícios queimados pelos servidores do Banco do Brasil, não ocorreram. Por outro lado, a do sindicato dos Estivadores, rodeada por polêmicas, ocorreu tranquilamente em uma balsa na Estação das Docas. Esta última homenagem acontecia há 103 anos em uma praça próximo à Escadinha da Estação das Docas, mas foi levada para uma balsa para, além de garantir mais segurança, facilitar a passagem dos romeiros. 

Ao todo, o trajeto possui 3.70 quilômetros de extensão, partindo do colégio Gentil Bittencourt, na avenida Magalhães Barata, no centro de Belém, até a Sé, no bairro da Cidade Velha.