Mais Acessadas

Círio das Crianças homenageia Virgem de Nazaré

Procissão é considerada a quarta maior em participação


Por: Redação ORM News com informações da Diretoria da Festa Em 16 de outubro, 2016 - 10h10 - Círio

Foto: Basílica Santuário de Nazaré

A manhã do domingo (16) foi o momento das crianças homenagearem Nossa Senhora da Nazaré no Círio das Crianças. A nona procissão da festividade do Círio, durou cerca de duas horas e ocupou as ruas do bairro de Nazaré com crianças, boa parte vestida de anjo. A programação começou com missa campal celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, na Praça Santuário, e, na sequência a procissão. Em sua 26ª edição a romaria é considerada a quarta maior procissão da Festa de Nazaré, em número de participantes, com estimativa de 250 mil fiéis.

O percurso total foi de 2,9 quilômetros, com saída da Praça Santuário, seguindo pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de março, Avenida Governador José Malcher, Travessa Dr. Moraes, retornando para a Avenida Nazaré e retornando à Praça Santuário. A Imagem Peregrina foi conduzida em um carro por integrantes da Guarda Mirim. A romaria contou também com o Carro dos Milagres, os Carros dos Anjos e outros dois carros de promessa. A animação ficou por conta de bandas musicais católicas compostas por crianças e jovens de municípios do Estado e, também, de um coral que é formado especialmente para a homenagem.

História- A Romaria das Crianças que foi criada em 1990, está completando 27 anos neste Círio. Estudos conjuntos do Dieese e Diretoria da Festa de Nazaré mostram que, neste período, houve um crescimento de participantes nesta romaria transformando- na quarta maior  Romaria do Círio de Nazaré devido ao aumento na participação de Romeiros (tanto adultos como crianças). Hoje em termos de participações ela só perde para o Traslado, Trasladação e o próprio Círio. 

Na primeira Romaria realizada em 1990 a participação de fiéis foi modesta,  com cerca de 1.500 promesseiros (entre crianças e adultos). Para este ano a estimativa é de cerca 250 mil pessoas (entre crianças e adultos).