Mais Acessadas

Ceasa abre espaço para produtos orgânicos no 'sabadão rural'

Produtores terão espaço uma vez por mês para contato com o consumidor


Por: O Liberal Em 24 de junho, 2016 - 08h08 - Região Metropolitana

Será realizada no dia 2 de julho a primeira edição do programa Sabadão Rural - Produtos do Campo pra Cidade, que permitirá aos consumidores da Grande Belém adquirir gêneros alimentícios orgânicos, cultivados sem uso de agrotóxicos. A nova opção para adquirir produtos de qualidade acontecerá em seis eventos, agendados sempre para o primeiro sábado de cada mês, na área da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), na Estrada da Ceasa com acesso pela Avenida Perimetral, no bairro do Curió.

 Foto: O Liberal / Arquivo

No local, produtores rurais estavelecidos nos municípios de Benevides, Ananindeua, Marituba, Bragança, Tracauteua e Santa Bárbara do Pará comercializarão 50 itens diferentes. Já estão listados para oferta ao consumidor cheiro verde, doces, licores, couve, alface, bolos, bombons artesanais, frutas, maniçoba, frango caipira, tucupi, pescado (incluindo tilápias), além de mudas de plantas e peças artesanais.

A iniciativa está sendo viabilizada por meio de um Termo de Compromisso assinado ontem, no auditório da Ceasa, por dirigentes da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), além da própria Ceasa. 

Os produtores rurais acompanharam a assinatura do documento. “A iniciativa é oportuna, porque tem tudo para gerar renda e abrir portas para um contato nosso direto com o consumidor, além de se ter um local adequado para a comercialização dos produtos”, destacou a produtora rural Ângela Maria, de Ananindeua.

Para o secretário Hildegardo Nunes, da Sedap, os itens de abastecimento e comercialização da produção formam um elo importante nesse processo e se concluem positivamente com o programa. “A Ceasa facilita o acesso do público aos hortifrutigranjeiros e, assim, complementa as ações de fomento, organização e estímulo à producão que a Sedap realiza. Essa junção de atividades facilita o processo da roça até a mesa, levando produtos de qualidade ao consumidor”, observou.

“Esse é um incentivo à agricultura familiar, como proposta do Governo do Estado de gerar renda para famílias de produtores rurais e a população se alimentar da maneira mais adequada possível, conhecendo a procedência dos produtos oferecidos”, afirmou a presidente da Ceasa, Bianca Piedade. Paulo Pedroso, diretor da Emater, destacou que o Sábado Rural é importante para o produtor ter um espaço adequado para a comercialização dos seus produtos com apoio do governo, instituições e entidades de classe.

A agricultura familiar responde por até 70% da produção de hortifrutigranjeiros no Estado. Capitão Poço, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará, Igarapé- Açu e Salvaterra são os maiores produtores de hortigranjeiros presentes na Ceasa. O programa Sábado Rural ocorrerá também nos dias 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 5 de novembro e 3 de dezembro.