Mais Acessadas

Caulim é um dos minerais mais exportados pelo Pará

Em 2016, empresa espondeu pela produção de 1,33 milhão de toneladas do minério


Por: Espaço Publicitário Em 08 de abril, 2017 - 17h05 - Negócios

Segundo dados do Anuário Mineral do Pará deste ano, o caulim foi o quinto minério mais exportado pelo Estado, chegando 1,704 milhão de toneladas comercializadas. As exportações tiveram como principais destinos os países da Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália e China. No Pará, a Imerys opera a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, localizada em Barcarena, e duas minas em Ipixuna do Pará. Em 2016, a empresa respondeu pela produção de 1,33 milhão de toneladas do minério, destinando 90% do produto para o mercado externo.

Extratação de caulim. Foto: Divulgação

Para este ano, a mineradora pretende expandir ediversificar os mercados onde o caulim é utilizado. O minério,que não é inflamável e não é tóxico, normalmente é aplicado na indústria do papel, mas também pode ser encontrado na porcelana, lápis de cor, pneus e tintas.  “Sabemos que os desafios do mercado têm sido cada vez maiores, por isso é importante não dependermos de um ou outro mercado apenas. Acreditamos na nossa capacidade de inovação e estamos otimistas para essa expansão”, acredita Marcos Moreira, Diretor de Operações da Divisão de Caulim da Imerys. 

Presente há mais de 20 anos no Pará, a empresa contribui para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Nos últimos cinco anos, a mineradora beneficiou mais de 36 mil pessoas em seus projetos sociais, oferecendo cursos de capacitação, aulas de reforço escolar, inclusão digital e diversas atividades para promoção da saúde, educação e lazer nas comunidades onde atua. A Imerys também possui iniciativas na área ambiental. Em 2016, a mineradora promoveu o reflorestamento de cerca de 20 hectares, totalizando o plantio de mais de 26 mil mudas de espécies nativas e beneficiando dezenas de famílias. 

Casa Imertys. Foto: Divulgação

As iniciativas em responsabilidade socioambiental também fazem da Imerys uma das empresas mais premiadas no Estado. A organizaçãofigura na lista das Melhores Empresas em Cidadania Corporativa 2017, premiação anual realizada pela revista Gestão RH.  O reconhecimento envolveu a análise de cinco categorias: Qualidade de Vida no Trabalho, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Ética e relacionamento com stakeholders e Diversidade e inclusão social. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no próximo dia 25 de abril, em São Paulo.

“Estamos orgulhosos e felizes por mais esta premiação. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e buscando continuamente a excelência operacional e organizacional, além de reforçar nosso comprometimento com as políticas de meio ambiente, recursos humanos, relações com a comunidade e inovação”, afirmou Marcos Moreira.