Casa Brasil-África promove roda de conversa sobre racismo

Evento celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial


Por: Redação ORM News com informações da assessoria Em 20 de março, 2017 - 20h13 - Pará

Para celebrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Casa Brasil-África (CBA) realizará a roda de conversa sobre “Racismo, Discriminação e Xenofobia”. A conversa ocorre nesta terça (21) às 15h, na sala de estudos do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas do Campus Guamá – UFPA (IFCH-UFPA). Não é preciso se inscrever para participar do evento.

Visando enaltecer a data e lutar contra o racismo e a xenofobia, o bate-papo discutirá o reconhecimento das formas de discriminação e como as combater, principalmente na UFPA e no Pará. Assim, os presentes poderão expor suas experiências, fazer perguntas e expor o seu ponto de vista. A conversa será moderada pelas professoras Joana Carmen Nascimento e Jacqueline Serra Freire, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

A mesa será organizada pela Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional, pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM), pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA), assim como pelas Associações de Estudantes do PEC-G, Indígenas e Quilombolas da UFPA, por meio dos alunos Valdinei Gomes, Evelyn Xipaya, Jomara Tembé e Lodinikki Davis.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial 

Há 57 anos, neste exato dia - 21 de março -, na África do Sul, mais de 250 manifestantes foram feridos em um protesto contra a Lei do Passe - lei que proibia a entrada de negros em alguns lugares das cidades. Por isso, três anos após o massacre, a Organização das Nações Unidas (ONU) legitimou a data em homenagem à luta contra o racismo e todas as formas de discriminação.