Mais Acessadas

Carros de Promessas ficarão expostos em frente à Basílica

O público poderá conferir os 13 carros que conduzem as promessas no Círio de Nossa Senhora de Nazaré


Por: O Liberal Em 05 de outubro, 2016 - 07h07 - Círio

Foto:  Igor Mota / O Liberal

A programação do Círio começa às 7 horas, hoje, com a Exposição dos Carros de Promessas, em frente à Basílica Santuário de Nazaré. Às 8h, começa a Vigília de Adoração, com missa celebrada pelo arcebispo dom Alberto Taveira, na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré - que fica na Vila Coimbra, 113, com entrada pela Avenida Gentil Bittencourt, entre a Avenida Generalíssimo Deodoro e a Travessa 14 de Março.  

Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré, antes das 12 romarias oficiais do Círio, grupos, movimentos, serviços e pastorais das paróquias da Arquidiocese se revezam durante 48 horas em adoração ao Santíssimo Sacramento, na Capela Bom Pastor. A adoração, que só terminará às 7 horas da próxima sexta-feira (7), antes da missa de saída do Traslado, foi realizada pela primeira vez em 2001, com 24 horas de duração, mas a partir de 2002 foi estendida para 48 horas.

Às 21 horas, os carros de promessas seguirão pela Rua Dom Alberto Ramos - lateral da Basílica Santuário; Travessa 14 de Março e Rua Antônio Barreto; avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o Armazém 4 da Companhia Docas do Pará (CDP) de onde saem no domingo (9) para a grande procissão do Círio. Tradicionalmente, antes da saída dos carros, faz-se uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP.

O percurso de aproximadamente 4 quilômetros é feito pela Diretoria da Festa, Guarda de Nazaré, promesseiros, representantes de colégios, motociclistas e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Durante o trajeto, os carros costumam ser homenageados pelos devotos e moradores, com fogos de artifício. De acordo com a diretoria, desde o ano passado o Círio ganhou a exposição dos 13 carros de promessas, novidade que agradou bastante a comunidade católica. A iniciativa visa dar oportunidade a que a população conheça mais de perto alguns dos maiores símbolos do Círio.

Amanhã, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, será apresentado o manto que vestirá a Imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio e pelo resto do ano. Para a Diretoria da Festa de Nazaré, a noite da apresentação é sempre envolvida de muita emoção para os fiéis que aguardam com grande expectativa esse momento. Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados a sete chaves para que o dia da apresentação reserve uma bela surpresa. Ao final da missa, serão distribuídos folhetos com informações sobre os elementos que o compõem. Este ano, a ilustradora Aline Folha e a estilista Marilza Ramos foram convidadas pela primeira vez para produzir a peça.