Mais Acessadas

Bovespa fecha em queda de mais de 2% nesta segunda

Ações da Vale, Petrobras e Itaú Unibanco ajudaram a empurrar baixa do índice para os 57.110 pontos


Por: G1 Em 19 de dezembro, 2016 - 17h05 - Economia

O Bovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), fechou com forte queda nesta segunda-feira (19), pressionado por Itaú Unibanco e Vale, em dia marcado pelo vencimento de ações no mercado futuro (opções) e com operadores adotando cautela com a proximidade do fim do ano. Mais cedo, o índice oscilava entre altas e baixas. O Ibovespa caiu 2,19%, aos 57.110 pontos. 

No mês de dezembro até esta segunda, o índice paulista perde 7,7%. No ano, contudo, acumula valorização de 31,7%.

As ações da Vale recuaram em torno de 6%, em dia de perdas do minério de ferro da China. A mineradora anunciou a venda de ativos de fertilizantes para a Mosaic. Analistas do BTG Pactual consideraram o acordo positivo para a Vale, mas que o assunto já tinha sido antecipado no mercado.

Petrobras teve perdas de mais de 2% nas ações ordinárias (com direito a voto) e 3% nas preferenciais (prioridade ao receber dividendos). Itaú Unibanco e Bradesco, com forte peso no índice, também recuaram.

De acordo com a Reuters, a proximidade do fim do ano e as preocupações com o cenário político entraram na conta de investidores, que preferem evitar grandes movimentos em meio a receios de novas delações que poderiam atingir o governo do presidente Michel Temer e afetar os mercados.

No exterior, os investidores aguardaram o discurso da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, em busca de mais sinais sobre os juros. No entanto, a comandante do banco central norte-americano não tratou de política monetária em seu discurso, que se concentrou apenas no mundo do trabalho

Na sexta-feira (16), o Ibovespa fechou com variação negativa de 0,01%, a 58.389 pontos. Na semana passada, a bolsa acumulou perdas de 3,5%.