Benedito Nunes tem obras divulgadas no ambiente virtual

Site leva à internet o pensamento do filósofo paraense falecido em 2011


Por: O Liberal Em 15 de dezembro, 2016 - 08h08 - Dicas: livro e DVD

Foto: Camila Lima/Arquivo

Ainiciativa é do professor Victor Salles Pinheiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que antes já havia cuidado da fortuna filosófica de Benedito Nunes, após seu falecimento, monitorando a reedição de seus livros e da edição dos livros inéditos, além de organizar em volumes textos menores, guardados ou publicados esparsamente em antologias, revistas e jornais. Os internautas - professores, estudantes ou apenas interessados em Filosofia - podem acessar www.dialetico.com.br e viajar no site Dialético, que não apenas se dispõe a revelar a um público maior a obra do pensador paraense, mas, também, servir de fonte de consultas. Para a quem desejar se aprofundar em algum tema específico, ou apenas se iniciar no conhecimento filosófico, o site Dialético oferece cursos e fontes de referência. Enfim, abre um portal virtual de acesso - que vai se ampliando através de suas ramificações com outros sites voltados para o pensamento filosófico - à História da Filosofia. De suas origens na Grécia Antiga, desde os primeiros mestres pré-socráticos como Parmênides e Heráclito, passando por Sócrates, Platão e pelos neo-platônicos, como Plotino - e chegando ao pensamento filosófico contemporâneo, de um Heidegger - sobre quem Benedito Nunes escreveu uma de suas obras mais elogiadas: “Passagem para o Poético”.

Mas o ponto de partida do professor Victor Salles Pinheiro, doutor em filosofia, que se desdobrou nesse portal de acesso à Filosofia em geral, foi a ideia de levar às Redes Sociais o pensamento de Benedito Nunes, após coordenar a divulgação, impressa, das obras do pensador paraense. “Considerando a demanda por reflexão criteriosa, num mundo saturado de informações desconexas e dispersas, a Filosofia esforça-se por sistematizar o pensamento. Por isso, ela se torna cada vez mais uma necessidade para quem renuncia à superficialidade intelectual e à fragmentação da ciência especializada”, explica ele. Com a reconhecida crise pedagógica de instituições como escola e universidade, busca-se na internet uma fonte de expansão intelectual e formação humanista, refletindo sobre questões fundamentais da existência, como a felicidade, a beleza, a verdade, a bondade e a justiça.” Na abrangência desse papel da Filosofia é que foi situada abra filosófica de Benedito Nunes, no site “Dialético” recebe especial atenção nas seções “Escritos” e “Edições”. Na primeira estão seus mais de 50 artigos publicados ao longo do último ano, organizados e relacionados entre si. Na segunda, informações sobre sua obra e as fontes onde podem ser encontradas.

 “Por meio de cursos, palestras, escritos e informações sobre as edições de Platão, traduzidas por Carlos Alberto Nunes, tio do filósofo paraense, e as do próprio Benedito Nunes, o objetivo é levar ao grande público, via internet, o conhecimento de Humanidades, Literatura, Filosofia e Direito, com rigor acadêmico e de modo acessível, dinâmico e objetivo”, explica Victor. Para tanto, o “Dialético” oferece, inclusive, cursos modulares com aulas de cerca de 30 minutos, detalhadas em um plano de tópicos ordenados e com referências  bibliográficas. 

O site está organizado em áreas, para facilitar a navegação é a localização do assunto. Didaticamente, as áreas são identificadas como “Cursos”, “Palestras”, “Escritos” e “Edições”. Os “Cursos” se dividem em cinco categorias: Formação Humanista, Clássicos, Filosofia, Direito e Cursos Presenciais. “A intenção é uma formação continuada, a partir de módulos de 6 a 12 aulas de 30 min., para que, gradativamente, o aluno se ambiente no horizonte dos clássicos e da filosofia”. Haverá também os cursos presenciais sobre Tomás de Aquino e Aristóteles, a partir de janeiro de 2017, que serão semanais. A seção “Palestras” se ocupa da Ética, Direito, Filosofia e Religião.  “A seção ‘Escritos’ se organiza nas seguintes categorias: Ética, Direito, Política, Cultura, Religião, e nela a ênfase recai sobre a obra filosófica de Benedito Nunes. Segundo o professor, essa seção é uma fonte relevante de formação cultural e filosófica, “além de trazer Artigos Acadêmicos especializados de Teoria do Direito e Filosofia Moral, área específica em que atuo como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará”.