Mais Acessadas

Belém terá iluminação e decoração especiais em outubro

Praças e ruas do trajeto da romaria ganham luzes e enfeites luminosos


Por: O Liberal Em 24 de setembro, 2016 - 08h08 - Círio

Foto: Adriano Magalhães/ Comus

Pelo quarto ano consecutivo, praças, ruas e avenidas, que fazem parte do percurso do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, ganham iluminação especial no mês de outubro. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) já iniciou a instalação de luzes e decoração para receber os milhares de visitantes que vêm participar da festa religiosa. A iluminação, em todos os locais, começa a funcionar no dia 1º de outubro.

Em dois dos principais pontos do percurso do Círio, nas avenidas Presidente Vargas e Nazaré, serão instalados mais de 1.300 objetos decorativos e luminosos. A Praça da Sé receberá cerca de 40 peças decorativas. Luzes e enfeites de várias formas e tamanhos, como estrelas, anjos e arcos, estão sendo instalados nas árvores símbolos da cidade, as mangueiras, e nos postes das avenidas.

A Praça Batista Campos concentrará grande quantidade de ornamentação luminosa. No local, serão cerca de 2.600 objetos de decoração espalhados pelos coretos, lagos, pontes, torre e árvores, que deixarão a praça mais iluminada e enfeitada.

Na Avenida Visconde de Souza Franco, além dos adornos luminosos, o grande destaque é a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que está sendo montada no cruzamento com Avenida Marechal Hermes. A imagem mede 20 metros de altura e sua estrutura será toda iluminada por milhares de lâmpadas de LED. A decoração também servirá para o período natalino, quando será readequada e reforçada com novos itens próprios da festa cristã.

Cidade já vive o clima nazareno

Os católicos paraenses já vivem intensamente a quadra nazarena e isso pode ser constatado com um simples passeio pela ruas da Grande Belém. As tradicionais fitinhas coloridas em louvor a Nossa Senhora de Nazaré podem ser vistas balançando ao vemto em praças e igrejas de Belém; casas e prédios passam a receber os primeiros enfeites e faixas de saudação à imagem peregrina; e toda a estrutura decorativa preparada pela Diretoria da Festa começa a ser instalada no itinerário da procissão em homenagem à Virgem de Nazaré. 

Nos cheiros já se pode perceber a chegada da quadra nazarena. Em vários pontos de Belém, o inconfundível aroma de maniçoba predomina, anunciando que o segundo domingo de outubro se aproxima.      

A Avenida Presidente Vargas, uma das vias mais importantes do percurso nazareno, recebe, anualmente, adornos especiais da época. Neste ano, estrelas, arcos e enfeites luminosos já estão sendo instalados no entorno da Praça da República, situada ao longo da via. No local, as arquibancadas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré também se encontram em fase de finalização da montagem. Segundo a equipe que monta as estruturas, até o final da próxima semana as obras devem ser concluídas. Depois, será avaliada em teste de segurança pelos Bombeiros

Vendedor em uma banca de revista nas redondezas, Mauro Feitosa, de 43 anos, se disse alegre com os preparativos para o Círio deste ano. A cidade, segundo ele, muda completamente nesta época, conferindo à capital espiritualidade e paz. “Eu gosto muito da época do Círio, quando toda a cidade se enfeita para homenagear a Virgem de Nazaré. Aqui na Praça da República tudo fica lindo. A cidade inteira muda. As pessoas mudam, ficam mais tolerantes, na minha visão. É bonito ver as pessoas felizes, se dedicando, enfeitando as casas, os prédios. Eu me sinto muito feliz nesta época do ano”, revela.

A Avenida Nazaré, que concentra grande parte do trajeto do Círio, onde, também, é encerrada a procissão, já começou a receber os adereços decorativos do período nazareno. Os primeiros enfeites estão sendo pendurados nas árvores que sombreiam a avenida.

No espaço, o Arraial de Nazaré já está totalmente montado e o brinquedos do Parque Ita deverão funcionar já neste final de semana.

Arcos, estrelas, anjos, sinos dos mais variados tamanhos, formatos e cores deverão compor a decoração deste ano em diveros pontos da cidade. Em muitas residências da periferia, também já é possível ver o cartaz do Círio deste ano. A decoração permanecerá até o final do ano, quando novos objetos serão acrescentados para compor a decoração natalina.