Mais Acessadas

Belém em exposição no Mabe

Mostra comemora os 401 da capital paraense


Por: Agência Belém Em 19 de janeiro, 2017 - 07h39 - Exposições

Foto: Paula Sampaio/O Liberal

Em comemoração aos 401 anos da capital paraense, nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, o Museu de Belém (Mabe) abre a exposição “Imagens de Belém, acervo modernista do Mabe”, que retrata por meio de obras os vários aspectos da cidade, entre elas a paisagem urbana, as ilhas, a cultura, a população e as características climáticas. A entrada é franca.

Com curadoria da pesquisadora Ligia Arias Chuquen, a mostra conta com 43 quadros de 20 artistas, divididos em duas salas: sala Antonieta Santos Feio, com imagens que registram o crescimento, a urbanização da capital, e sala Theodoro Braga, com obras que remetem à história da fundação de Belém.

Histórico - As obras têm em comum o abandono do academicismo e o gosto pela representação fotográfica do mundo, substituído por obras com riqueza de criatividade, onde a personalidade do artista é refletida com intensidade. Os artistas têm grande importância na História da Arte do Pará.

A exposição é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), e tem como objetivo homenagear a cidade através das obras de artistas renomados como Cândido Portinari - obra “Seringal”; Armando Balloni - obra “Pescadores”; Benedicto Mello – obra “Ver o Peso IV”, entre outros.

Horário de funcionamento do Mabe:

Terça a sexta-feira, das 10h às 18h.

Sábados e domingos, das 09h às 13h.

Entrada gratuita.