Mais Acessadas

Belém deve receber cerca de 78 mil turistas durante o Círio

Segundo pesquisa, a Basílica continua sendo o local mais visitado, seguido do Ver-o-peso


Por: Portal ORM Em 25 de setembro, 2017 - 14h02 - Círio

Tarso Sarraf

Nesta quinta-feira (24), foi anunciado os números da Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nazaré 2016-2017, realizada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

No estudo, feito em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese-Pa), é calculado o número de turistas que Belém recebe no Círio de Nazaré. As estatísticas contribuem para o planejamento do Círio como evento cultural, religioso e principal produto de atração turística do Pará.

A estimativa do número de turistas que estarão visitando Belém no Círio deste ano é de 77,6 mil. Houve uma queda de cerca de 3% em relação a do ano passado. Um dos motivos para a redução é a situação econômica do país.

A previsão é de que o gasto médio dos turistas aguardados seja de aproximadamente 29,1 milhões de dólares. Esse valor trouxe uma queda de aproximadamente 2,90% em relação ao total deixado por eles em 2016, que foi de 30 milhões de dólares. Diante desses números, a Secretaria Estadual de Turismo quer contar com o empenho do empresariado para a otimização dos recursos. 

Ainda segundo a pesquisa, os principais Estados emissores de turistas para o Círio em 2016 foram o Maranhão e Rio de Janeiro. E faixa etária que predomina entre os turistas é entre 35 e 50 anos.

A Basílica de Nazaré continua sendo o lugar mais visitado durante a festa religiosa, seguido do Ver-o-peso e da Estação das Docas.

Por fim, também foi divulgada a Agenda de Turismo do Círio 2017, com datas e locais de receptivos aos turistas nos principais portões de entrada como aeroporto e terminais rodoviários e hidroviário, capacitação e qualificação de voluntários, realização de pesquisas e exposições, entre outras ações.

A agenda de turismo para o Círio 2017 traz shows, espetáculos e exposições em vários locais e está disponível no site do Círio de Nazaré.