Mais Acessadas

Auto do Círio: arte e cultura nas ruas de Belém

Evento está na 23ª edição e acontece nesta sexta-feira (06)


Por: Portal ORM, com informações da assessoria Em 03 de outubro, 2017 - 16h04 - Círio

Cristino Martins

Manifestação de fé e devoção em meio a maior procissão religiosa da América Latina, o Auto do Círio chega na sua vigésima terceira edição em 2017 e tem como tema “Por uma Belém de Paz”. O espetáculo acontece nesta sexta-feira (6), nas ruas da Cidade Velha. Neste ano, o Auto do Círio também comemora os 60 anos da Universidade Federal do Pará.

Marcada pelas histórias do início da civilização paraense, a Cidade Velha é palco do Auto do Círio. O espetáculo tem o objetivo, não só de homenagear Maria de Nazaré, como estabelecer e fortalecer a relação da sociedade com o bairro, instigando o reuso do centro histórico.

O Auto do Círio apresenta uma programação um pouco mais extensa do que dos anos anteriores: serão seis estações e pouco mais de 150 artistas participantes da homenagem. Iniciando na Praça do Carmo com o primeiro momento, saindo em cortejo pela rua Dr. Assis em direção a Praça da Sé, onde tem o segundo momento. Seguindo até a rua Tomazia Perdigão, rumo ao Instituto Histórico Geográfico do Pará, local do terceiro ato que será a coroação de Maria.

Na dobra, rumo aos palcos, em frente ao Museu do Estado terá a última intervenção, o batuque sobre os mitos das culturas religiosas. Já no palco, o ato mais esperado acontece, a subida da santa. Ainda na programação ocorrerão várias apresentações artísticas entre dança e música.

Apesar de não estar incluso na programação oficial do Círio de Nazaré, o evento é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2011, como patrimônio imaterial associado ao Círio de Nazaré. É também reconhecido como um forte atrativo artístico e turístico, já fazendo parte da cultura paraense. Movimentando, em 2016, cerca de 60 mil espectadores durante o espetáculo, segundo a PMPA.