Mais Acessadas

Após pedidos, CBF confirma aumento da Série D para 68 clubes

Competição seria com 40 participantes, aumentou para 48 e, agora, terá 68 agremiações


Por: Redação ORM News Em 22 de março, 2016 - 18h06 - Série D

Foto: Akira Onuma

A pressão exercida por federações junto ao Departamento de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) surtiu efeito nesta terça-feira (22), dia em que a instituição confirmou o aumento na quantidade de participantes na Série D do campeonato brasileiro.

Logo que foi divulgada, a quarta divisão nacional tinha um planejamento para reunir 40 times em disputa. Houve uma pressão de algumas federações e esta quantidade cresceu para 48. Com o precedente configurado, mais federações pediram e a CBF resolveu deixar o certame com 68 agremiações.

Para alcançar este novo total, houve uma nova redistribuição das vagas às federações, que fixou São Paulo com quatro times; Rio, Minas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia com três; os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro times rebaixados da Série C completam a relação dos 68 clubes. No caso do Pará, os representantes serão Águia (rebaixado da Série C) e os dois interioranos melhores colocados no Parazão.

Neste formato, a Série D passará a ter 17 grupos com quatro representantes em cada, obedecendo o critério de regionalidade para a distribuição das equipes. A sistema seguirá com os times se enfrentando, dentro de seus respectivos grupos, em jogos de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para as eliminatórias. A competição deve começar no dia 29 de maio.