Mais Acessadas

Após despedida em Londres 2012, Serginho volta à seleção

Aos 39 anos, campeão olímpico está entre os relacionados do técnico Bernardinho para a disputa da Liga Mundial


Por: Globoesporte.com Em 13 de abril, 2015 - 14h02 - Vôlei

Líbero Serginho voltará a defender o Brasil (Foto: Divulgação/Comitê Olímpico Brasileiro)

O adeus foi dado nos Jogos de Londres 2012, mas não do jeito que ele imaginava. A medalha de ouro que parecia nas mãos acabou no peito dos russos. Serginho foi às lágrimas. Não apenas por ter visto seu segundo ouro olímpico escapar, mas porque aquela partida seria a última de sua carreira defendendo a seleção. Saiu de quadra chorando, pedindo para que quem fosse vestir a sua camisa cuidasse com carinho. Depois dali virou torcedor, mas vivia dizendo para Bernardinho que, preciso fosse, estaria à disposição do "patrão". No início deste ano, Bernardinho falou publicamente que o líbero de 39 anos estava sendo observado e não descartava seu retorno à equipe nacional. Nesta segunda-feira, veio a confirmação. O nome de Serginho aparece na lista de relacionados para a disputa da Liga Mundial, anunciada pelo técnico nesta segunda-feira, num evento num hotel da Barra, no Rio.

Além de Serginho, outros 24 nomes fazem parte da relação que tem poucas surpresas. A estreia do Brasil na competição será no dia 29 de maio, contra a Sérvia, em Belo Horizonte, pelo Grupo A, que conta ainda com Itália e Austrália.

-  Conversei com ele e agora não é hora de teste. Fazendo uma análise das Olimpíadas, não  queremos cometer erros do passado com relação a condição física. Serginho me disse que se tivesse dúvida sobre sua condição, falaria: "Não me chame porque posso prejudicar o trabalho". Lógico que temos que avaliá-lo. Serginho nunca se afastou e sempre nos ajudava no feedback. O convite foi nosso. Teremos uma programação especial para ele e vamos usá-lo de forma inteligente, em alguns amistosos e na Liga, de uma forma mais consistente, para ver como ele reage. Claro que a programação de um jogador de quase 40 anos não é igual a de um mais jovem. Isso é bom senso. Lido diariamente com uma jogadora de 45 anos (Fofão) que é a alma de um time. Olimpíada no Brasil é uma hora em que experiência pode ser fundamental para nós - disse Bernardinho.

Bernardinho anuncia a relação de jogadores para a disputa da Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda / Divulgação CBV)

Nos 12 anos em que defendeu a seleção, o experiente líbero conquistou uma medalha de ouro e duas de prata nos Jogos, foi bicampeonato Mundial, hepta da Liga Mundial, campeão da Copa do Mundo (2003), o bicampeonato no Pan. Foi eleito também o melhor do mundo em sua posição.   

- Estou muito feliz. Uma convocação é sempre especial, é um chamado. Fiquei longe desde Londres, estava como torcedor durante esse tempo todo, e sei bem o tamanho da responsabilidade que é defender o Brasil. É bom estar de volta, estou jogando em alto nível, vindo de uma temporada muito boa pelo Sesi-SP (foi vice-campeão neste domingo) e vou dar o meu melhor. Vou jogar pela minha família, pelos meus amigos e pelo povo brasileiro, que sempre me deu muito apoio e carinho - afirmou. 

A lista:

Levantadores - Bruninho, Fernando Kreling, Murilo Radcke, Rapha, William Arjona

Ponteiros - Lipe, Lucarelli, Lucas Loh, Maurício Borges, Murilo, Samuel

Opostos -  Evandro, Renan, Vissotto e Wallace

Centrais - Éder, Isac, Lucão, Maurício Souza, Riad e Sidão

Líberos - Felipe, Mario Jr, Tiago Brendle e Serginho