Mais Acessadas

Após 13 horas, Imagem Peregrina chega à Igreja Matriz

Romaria percorreu bairros do município de Ananindeua e passou por Marituba


Por: Redação ORM News Em 07 de outubro, 2016 - 21h09 - Círio

Após mais de 13 horas de romaria, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou por volta das 21h15 à Igreja Matriz de Ananindeua. A mais longa das romarias do Círio de Nazaré, o Traslado, começou pontualmente às 8h desta sexta-feira (7), após a missa presidida pelo bispo auxiliar de Belém, dom Irineu Roman, na Basílica Santuário.

A Imagem permanecerá no local até o início da manhã deste sábado (8), quando será conduzida na Romaria Rodoviária até o distrito de Icoaraci. Cerca de um milhão de fiéis participaram da romaria, segundo a Diretoria da Festa. 

Foto: Igor Mota/O Liberal

Durante o percurso dentro do município de Ananinindeua, os fieis renderam várias homens à Nossa Senhora de Nazaré com fogos e chuvas de papéis picados. Em alguns locais tiveram corais e cânticos para saudar a Imagem.

Início

O coordenador da Diretoria da Festa, Roberto Souza, destacou o início das 12 procissões e pediu união. 'Nosso trabalho daqui para frente é a serviço de Nossa Senhora. Não estamos aqui para trabalhar por nós, mas por ela, sob orientação do nosso arcebispo e Dom Irineu. Estamos aqui apenas para servir', disse.  A saída da basílica foi marcada por muita emoção. Milhares de fiéis acompanharam a colocação da Imagem Peregrina em um andor que ficou posicionado sobre uma viatura da Polícia Rodoviária Federal.

O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, destacou o caráter de renovação do Círio. 'A emoção toma conta de todos nós. O Círio não se repete, é sempre novo. Quero convidar a todos a viverem o espírito de união e carinho entre nós', afirmou. 

Pouco depois das 8h30, a viatura que leva o andor com a Imagem Peregrina parou em frente ao Hospital Ophir Loyola. A homenagem é a mais tradicional do percurso, quando os pacientes do hospital especializado em oncologia recebem as bençãos de Nossa Senhora. Antes das 9h, o cortejo entrou na avenida Almirante Barroso para o início do trajeto mais longo da procissão.

Ainda na avenida Almirante Barroso, a Virgem de Nazaré recebeu homenagens em frente ao Estádio Evandro Almeida, do Clube do Remo. Os romeiros invadiram a caneleta do BRT para acompanhar a passagem da Santa. Pouco adiante, servidores da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) fizeram uma longa homenagem com queima de fogos. 

Veja Imagens do Traslado para Ananindeua: 

O cortejo seguiu pela Almirante Barroso em ritmo lento para que a Imagem Peregrina recebesse mais homenagens de servidores públicos e de várias empresas privadas. A pista expressa foi interditada e tomada de fieis. As passarelas foram interditadas também, mas os fieis não puderam ficar lá, por recomendação do Corpo de Bombeiros Militares. Nas calçadas e futuras pistas do BRT, os fiéis disputavam um espaço para buscar uma bênção quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passava. 

A Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré chegou ao Shopping Castanheira por volta das 11h, para uma das tradicionais homenagens do Traslado, já dentro de Ananindeua. A Imagem foi conduzida por Dom Alberto Taveira para ser saudada por funcionários e frequentadores do empreendimento. Antes, o prefeito reeleito do município, Manuel Pioneiro (PSDB), recebeu rapidamente a Imagem das mãos do arcebispo. 

No início da tarde, a Romaria seguiu pelas ruas do Jaderlândia, parando em paróquias do bairro para receber homenagens. O traslado passou pela Transcoqueiro, Mário Covas, avenida Três Corações, Estrada da Providência e segue pela Avenida Dom Vicente Zico. A Paróquia Cristo Rei e a do Divino Espírito Santo, em Ananindeua, fizeram homenagens para a Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão foi coordenada pela Diretoria da Festa de Nazaré, juntamente com a PRF e a Polícia Militar (PM), que são as principais responsáveis pelo evento, e teve o apoio das prefeituras de Belém, Ananindeua, Marituba e outros órgãos.