Amazônia Jazz Band realiza concerto nesta sexta-feira

Shows ocorrem em frente ao Theatro da Paz, e no dia 21, em Icoaraci, sempre às 20h, com entrada gratuita


Por: Redação ORM News com informações de assessoria Em 17 de dezembro, 2015 - 10h10 - Shows

O público belenense será premiado com a apresentação gratuita da Amazônia Jazz Band, que apresenta concertos natalinos na próxima sexta-feira (18), em frente ao Theatro da Paz, e na segunda-feira (21), em frente à Igreja de São João Batista, em Icoaraci, sempre às 20h. A entrada é franca. 

São convidados a soprano Luciana Tavares, uma Camerata de cordas com 16 músicos formando uma jazz-sinfônica e um coro lírico com 50 vozes, preparado pelo maestro Vanildo Monteiro. A AJB contará também com a participação do flautista paraense Alcir Meireles. A condução da banda é do maestro Nelson Neves.

Foto: Agência Pará

De acordo com o maestro, o repertório terá as já tradicionais canções natalinas, como “Noite de Paz” e “Jingle Bells”, mas a diferença está nos arranjos especiais que incluem elementos jazzísticos e versões em vários ritmos, como swing, funk, balada e samba. “Fizemos para a música ‘Aleluia’, de Handel, um arranjo fantástico, que começa com percussão africana, o coro entra cantando aleluia em ritmo de funk e termina em um sambão”, antecipa o maestro.

O regente da Amazônia Jazz Band acredita na potencialidade do cruzamento de elementos da música erudita com ritmos da cultura popular. Ele conta que para que as músicas fiquem harmônicas é necessário pesquisa e criatividade. “Tudo começa na cabeça do arranjador, que pega a música e pensa na concepção rítmica que pode ser usada, com imaginação e conhecimento”, diz.

Para a soprano Luciana Tavares o momento é de grande confraternização da música, o que proporciona ao público diferentes momentos sonoros. “É muito legal porque esse tipo de concerto faz essa mistura e deixa tudo mais acessível e isso agrega para quem está vendo a apresentação e para os músicos, os de orquestra e os de banda”, diz a cantora.