Mais Acessadas

Alyrio Sabbá


Em 03 de dezembro, 2014 - 06h06 - Alyrio Sabbá

Diretor de Portos e Costas-DPC vem prestigiar a formatura de novos Praticantes-Alunos pelo CIABA em Belém

No próximo dia 5 o CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” estará formando mais uma Turma de Praticantes-Alunos de Náutica e Máquinas, em cerimônia que contará com a presença destacada do excelentíssimo vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Diretor de Portos e Costas-DPC, que aparece na foto quando da sua última visita a Belém, com o Comandante Julio Cesar, do CIABA e o colunista.

Os novos Praticantes-Alunos partem em seguida para o estágio final de um ano a bordo dos navios mercantes brasileiros, para obtenção final da Carta de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas, aptos para o exercício das funções. Como acontece todos os anos o maior número deles será absorvido pela Transpetro, empresa subsidiária de transportes da Petrobrás.

Enquanto isto, no próximo dia 10, será a vez do CIAGA-Centro de Instrução “Almirante Graça Aranha” no Rio de Janeiro, que, possivelmente, contará com a presença do excelentíssimo almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha. (Foto: Luis Celso).


Em Brasília

O vice-almirante Edlander Santos, Comandante do 4º Distrito Naval viajou para Brasília, para participar de importante evento ligado a Marinha do Brasil. Vai regressar a tempo para participar de formatura no CIABA, dia 5.

Guarda-Marinha

O jovem Guarda-Marinha Barros teve uma grande surpresa ao chegar em Baltimore no Navio-Escola Brasil. Seu genitor o estava aguardando, meu amigo CMG Ricardo Barros Chefe do Estado-Maior do 4º Distrito Naval e gente da melhor qualidade, muito estimado em Belém.

Volta a Belém

Por falar no Navio-Escola “Brasil”, da nossa gloriosa Marinha Brasileira, tudo indica que no próximo ano ele estará de volta a Belém, depois de uma bem prolongada ausência. Com certeza vai ser uma grande festa com o cais do porto colorido de belas paraenses.

Tamandaré

No próximo dia 13 - Dia do Marinheiro, pelo menos cinco civis estarão recebendo a Medalha do Mérito Tamandaré, sendo que três são ligados ao setor da navegação fluvial, inclusive uma bela senhora, por sinal, grande amiga deste colunista. Eu volto.

Pilotos Fluviais

Os Pilotos Fluviais, que são responsáveis pela navegação dos grandes comboios nos rios da Amazônia, são verdadeiros mestres na arte de navegar. Comboios gigantes que cruzam os diversos pontos da região, agora inclusive pelos Estreitos de Breves.

Práticos

Hoje em quase todas as empresas de Praticagem do Brasil, existem Oficiais Superiores da Reserva da Marinha exercendo as funções de Práticos. Aqui na região Amazônica tem um bom número deles, concursados. Alguns que eram da ativa também.

Voando Alto

Tem gente no setor querendo voar alto, esquecendo que as suas asas são curtas e podem não alcançar o destino desejado, mas isto, com detalhes... depois eu conto.

Presidência

Pelo que se observa dois candidatos estarão disputando a presidência da SOAMAR-PA, quando do término do mandato da nossa muito estimada Milva Rebelo.

Prestigiando

A cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, neste ano em Belém, vai contar com a presença destacada de uma alta autoridade da Marinha, que vem prestigiar o evento.


Ribeirinhos

A SOAMAR-PA, em conjunto com o Cisne Branco, já está em preparativos para realizar o “Natal dos Ribeirinhos”, contando inclusive com total apoio do Escritório Mecenas Gonçalves, cujo titular é também Amigo da Marinha e Mérito Tamandaré.


Competição

Aconteceu recentemente uma movimentada Regata denominada “Desafios de Laser”, contanto com a participação de vinte veleiros. O advogado Raimundo Canto participou do certame sendo um dos premiados. Foi sem dúvida um evento náutico muito especial.


Eleição

Foi eleito a nova diretoria do CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem no Rio de Janeiro. No próximo domingo daremos os devidos detalhes, bem como o nome do novo presidente que substituirá o Prático Ricardo Falcão, que realizou um bom trabalho.

BEIRADOCAIS


  •  Muito elogiado no setor o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, a frente da DPC-Diretoria de Portos e Costas, no Rio de Janeiro, ele que é também um verdadeiro gentleman.
  •  Petrobrás incorporando novos Barcos de Apoio Marítimo, que passarão a atender as Plataformas em Alto-Mar. Eles substituirão alguns de bandeiras estrangeiras.
  •  A navegação fluvial, especialmente aqui na Amazônia Oriental, está sendo conduzida por jovens dinâmicos, como José Rebelo III, Luiz Rebelo Filho, Breno Rodrigues, José Rebelo Neto, entre outros, que fazem parte também do SINDARPA.
  •  O presidente da CDP-Companhia Docas do Pará, economista Jorge Ernesto Sanches Ruiz, manteve na última segunda-feira, em Brasília, importante encontro no Ministério dos Transportes, ele que vem realizando um excelente trabalho na CDP-Companhia Docas do Pará.
  •  Foi um sucesso o lançamento do Samba Enredo da Escola de Samba Quem São Eles, voltado para a navegação na Amazônia, numa iniciativa do nosso campeão Comandante/Prático Luis Omar Pinheiro, que também é presidente da nossa NORTEPILOT.
  •  No dia 4, à noite, o nosso muito estimado amigo Almirante Edlander, reúne no “CASARÃO” da Vila Naval, um grupo dos mais chegados, para homenagear o Almirante Viveiros, com um jantar de longo curso.
  •  Cerca de 400 Praticantes-Alunos de Náutica e de Máquinas, no início do próximo ano, estarão partindo para estágio final de um ano a bordo dos navios mercantes, oriundos do CIABA-PA e do CIAGA-RJ.
  •  A SEP-Secretaria Especial de Portos já divulgou o resultado da consulta pública das propostas do poligonal do Porto da Vila do Conde, localizado em Barcarena. A consulta foi aberta dia 3 de outubro e encerrada em 4 de novembro.
  •  Nesta primeira quinzena de dezembro estarão sendo realizados importantes eventos ligados a Marinha do Brasil, inclusive as comemorações alusivas ao Dia do Marinheiro. (AS).

Para ler a matéria completa, assine O Liberal Digital!