Mais Acessadas

Alckmin tem 54% das intenções de voto em SP, diz Datafolha

Governador seria reeleito no primeiro turno


Por: O Globo Em 17 de julho, 2014 - 19h07 - Eleições

Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal 'Folha de S. Paulo' divulgada nesta quinta-feira, a primeira após o registro das candidaturas, mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), seria reeleito no primeiro turno caso a eleição fosse hoje. O tucano tem 54% das intenções de voto, segundo o instituto, seguido de Paulo Skaf (PMDB), com 16%, e Alexandre Padilha (PT), com 4%. A margem de erro da pesquisa é dois pontos para mais ou para menos.

Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) Wagner Farias (PCB) e Raimundo Sena (PCO) têm 1%, cada. Os demais candidatos não pontuaram. Segundo a pesquisa Datafolha, os votos nulos e brancos somam 13%. Entrevistados indecisos são 10%.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira, segundo o instituto, não é comparável com a apurada no mês passado, quando a relação de candidatos era diferente. No levantamento realizado entre 3 e 5 de junho, num cenário sem o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), candidato ao Senado, Alckmin tinha 47% das intenções de voto, seguido de Skaf (21%), Padilha (4%), e Natalini e Gilberto Maringoni (PSOL), com 1%, cada.

O levantamento mostra, ainda, que a rejeição de Padilha é de 26%, seguido de Skaf (20%), Alckmin (19%). Benko, Maringoni e Sena não teriam voto de 15% dos eleitores, seguidos de Natalini e Farias (14%, cada) e Walter Ciglioni (12%).

Sobre a avaliação do governo Geraldo Alckmin, 46% dos entrevistados disseram que o governo é ótimo/bom, 37% regular e 14% avaliam a atual gestão como ruim/péssima.

O Datafolha ouviu 1.978 eleitores entre os dias 15 e 16 de julho, em 55 municípios paulistas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00010/2014.