Mais Acessadas

Ainda há ingressos para arquibancada do Círio 2016

Diretoria da Festa estima que as vendas se encerrem no final de semana


Por: O Liberal Em 30 de setembro, 2016 - 07h07 - Círio

Restam poucos ingressos para quem pretende assistir à Trasladação na noite do dia 8, e ao Círio, na manhã do dia 9, das arquibandas armadas na avenida Presidente Vargas, no Centro de Belém. “Ainda temos os últimos ingressos para as arquibancadas, e acredito que até este final de semana eles deverão estar esgotados”, disse ontem à noite Roberto Souza, coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, no Centro Social de Nazaré.

Os ingressos podem ser adquiridos somente pelo site www.ciriodenazare.com.br. O ingresso para a Trasladação custa R$ 35,00 e para o Círio, R$ 70,00. Roberto disse que foram disponibilizados 10 mil ingressos: 5 mil para a Trasladação e 5 mil para o Círio. Mesma quantidade do ano passado. Foram distribuídas 900 gratuidades para idosos e pessoas com deficiência, sendo 600 para a Trasladação e 300 para o Círio. “A arquibancada da Trasladação e do Círio é um local de oração. Nós orientamos as pessoas para que cheguem com antecedência ao local, porque não tem lugar marcado na arquibancada. Cada pessoa deve levar o seu ingresso e mais a carteira de identidade. Vamos ter uma pessoa com um identificador do ingresso, inclusive, para que ele não possa ser usado uma segunda vez”, disse Robe.

A Trasladação deste ano deve reunir cerca de 1 milhão de pessoas. Durante o itinerário, do Colégio Gentil Bittencourt, em Nazaré, até a Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha, são prestadas várias homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive, com show pirotécnico. O Círio deve reunir 2 milhões de marianos. A procissão começa logo após celebração eucarística na Catedral Metopolitana e segue em direção à Basílica Santuário. 

Anjos

A Trasladação deste ano terá 400 jovens evangelizadores na corda dos promesseiros. Esses evangelizadores irão orientar e dar apoio espiritual aos pagadores de promessas. Ontem, no Centro Social de Nazaré, os diretores de Evangelização Amélia e Jorge Xerfan faziam a distribuição das camisas vermelhas e com identificadores da função que serão usadas pelos evangelizadores. 

“Os evangelizadores atuarão no suporte a quem estiver na corda. Eles impulsionarão os romeiros a não desistirem da caminhada junto a esse símbolo do Círio. Eles, inclusive, dão água aos promesseiros”, disse Amélia Xerfan. Os evangelizadores passaram a atuar junto aos promesseiros há dez anos, incentivados pelo então arcebispo metropolitano de Belém, hoje do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. 

Os jovens são indicados pelas paróquias da Arquidiocese de Belém e receberam treinamento específico. Amélia Xerfan contou a história de uma jovem que seguia na corda e desmaiou nos braços de um evangelizador. Ele a socorreu com água e a confortou. Ao se recuperar, ela pediu para que ele a ajudasse a reingressar na corda. “Este ano, ela o reconheceu em um ônibus, e se lembrou da prontidão dele. Esses evangelizadores são, de fato, anjos da vida dos promesseiros”.