Mais Acessadas

Acompanhe o Rainha das Rainhas 2015 pela Internet

Concurso conta com vasta cobertura nas Mídias Sociais


Por: O Liberal Em 11 de janeiro, 2015 - 07h07 - Rainhas

Foto: Tarso Sarraf

O Rainha das Rainhas do Carnaval, concurso realizado pelas Organizações Romulo Maiorana (ORM) há 69 anos, está cada vez mais interativo e para sua edição 2015 vai contar com uma ampla cobertura nas redes sociais. Sob a coordenação do diretor da Quarta Tela - empresa de gestão de mídia digital -, Caíto Lanhoso Martins, e da jornalista Aline Freitas, três profissionais da área de Comunicação Social e seis web comentaristas divulgam com detalhes toda a agenda do evento, desde o lançamento até o momento da premiação. Atualmente, o Rainhas das Rainhas possui contas no Facebook (rainhaORM), no Twitter (@rainhasORM) e no Instagram (rainhasORM), podendo ser acompanhado por internautas de todo o planeta.

Equipe da Quarta Tela está a postos para mostrar o concurso nas redes sociais (Foto: César Perrari)

Desde 2010, o Rainha das Rainhas conta com uma crescente participação nas redes sociais. Este ano, a equipe responsável por cobrir o evento é composta pelos Aline Freitas, Byanka Arruda e Emerson Nascimento, e pela publicitária Alynne Cid. Além dos profissionais da Quarta Tela, seis web comentaristas manterão seus seguidores abastecidos de informações sobre o RR2015. “As redes sociais do Rainhas são dinâmicas e contam com uma intensa participação dos internautas. Em 2015, vamos estimular as pessoas a enviarem o seu próprio olhar sobre o concurso. Vamos escolher as imagens mais singulares para serem publicadas no perfil oficial do Rainhas, no Instagram. As fotos podem ser enviadas através da tag #Rainhas2015. É mais uma forma de gerar interação com o público, que é tão fiel e que gosta muito do evento, além de realizar uma cobertura compartilhada”, declara Aline. 

Outra novidade este ano, segundo Aline, é “o lance a lance” do Rainha das Rainhas, que vai informar todos os detalhes desta 69ª edição do concurso. “A apresentação dos 22 clubes, o ensaio geral, o grande dia, a premiação e muito mais, tudo isso usando a tag #Rainhas2015”, esclarece a jornalista, que afirma que o concurso costuma figurar entre os assuntos mais falados do Twitter, alcançando os chamados “Trending Topics”. A meta para 2015 é repetir o sucesso dos anos anteriores. “Para isso, contamos com seis web comentaristas convidados que nos ajudarão no desafio que é cobrir um dos mais importantes e antigos concursos de beleza e fantasia do mundo, o Rainha das Rainhas”, adianta.

Mais novidades

O diretor de Novos Negócios das ORM, Ribamar Gomes, conta que desde 2014 a direção do concurso surpreende no quesito inovação e anuncia que a transmissão do Rainha das Rainhas este ano será totalmente independente e exibida pela ORM News. “Em 2014, fizemos um teste em que utilizamos duas câmeras do ORM News e o restante com infraestrutura da ORM Cabo. Este ano, a ORM Cabo continua transmitindo o concurso, mas nossa transmissão será completamente independente com infraestrutura totalmente do Portal ORM News, utilizando somente TV Web da ORM News TV. Vamos trabalhar com quatro câmeras, sendo que uma delas é remota (que dispensa cabo), quatro repórteres, um âncora e um comentarista, que diferente dos outros anos, entra somente no final, antes do resultado para fazer um comentário geral dos desfiles”, adianta o diretor.

Além da acessibilidade de acessar aos conteúdos produzidos pela equipe do ORM News em tempo real e quantas vezes, o alcance que a web oferece é mundial. “Diferente da TV, o internauta pode dar replay quantas vezes achar necessário nos vídeos desde a apresentação das candidatas até o dia do prêmio. Sem contar que gente do mundo inteiro assiste ao Rainha das Rainhas, enquanto que na ORM Cabo isso se restringe ao número de assinantes. O novo formato só traz benefícios para o internauta que ganha essa comodidade”, conta Ribamar que ainda comenta que a interatividade do público com o concurso será ainda maior com a participação dos seis webcomentaristas. “As ORM irão oferecer suporte com a tecnologia necessária como tablets e notbooks para que os convocados retratem o concurso nas mídias sociais. As pessoas interagem bastante e o enfoque na web nos dá um retorno desde o ano passado em que recebemos comentários de 16 países diferentes. Isso é o reflexo do alcance mundial que só é conseguido através daa transmissão pela internet”, pontua.

Para Guarany Júnior, diretor de Marketing das ORM, o Rainha das Rainhas é muito mais do que um concurso de beleza. “O Rainha é muito mais do que um concurso de beleza, mas uma oportunidade de se movimentar a economia e a criatividade, pois o envolvimento de coreógrafos, estilistas, professores de dança e mercado fornecedor é tão cristalino que se percebe a partir da movimentação de mais de 600 profissionais envolvidos. Daí, se entende também que, ao longo de sua história, o concurso só se consolidou, inclusive como um evento de responsabilidade social. Com isso, as mídias sociais tornam-se imprescindíveis no processo de comunicação e marketing do Rainha das Rainhas”.

Serviço

Perfis Rainha das Rainhas
Facebook: rainhaORM
Twitter: @rainhasORM
Instagram: rainhasORM