Mais Acessadas

Acompanhe a agenda do Círio 2017 para este quarta-feira (4)

Diretoria da festa realiza diversas atividades simultaneamente


Por: Portal ORM, com informações da assessoria Em 03 de outubro, 2017 - 12h12 - Círio

Tarso Sarraf

Exposição dos carros de promessa:

A partir das 07h, em frente à Basílica Santuário de Nazaré, os carros de promessa utilizados no domino do Círio poderam ser conferidos. Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré realiza uma breve exposição dos 13 carros de promessa. A iniciativa visa dar a oportunidade de a população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio. Os veículos, considerados símbolos do Círio, são retirados da Estação dos Carros pela Diretoria de Procissões e Guarda de Nazaré por volta das 7h. Eles permanecem em frente à Basílica até a hora de serem transportados para o galpão da CDP.

 Evento: Exposição dos Carros de Promessa

Data: 04/10/17 - - Quarta-feira

Local: Em frente à Basílica Santuário de Nazaré

Hora: A partir das 7h

Vigília de Adoração: 48 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Nesta quarta-feira, 04, às 8h, na Capela Bom Pastor, alguns grupos, movimentos, serviços e pastorais de dezenas de Paróquias da Arquidiocese de Belém, além de visitantes, se revezarão, durante 48 horas, em Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Em mais um ano, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, presidirá a missa de abertura da Vigília. A programação, realizada pela primeira vez em 2001, pela Diretoria da Festa de Nazaré, é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio 2017. No primeiro ano de realização ela teve 24h de duração e a partir do ano seguinte, 48h. A cada duas horas, 7 equipes dos movimentos participantes se revezarão em adoração e louvor, dia e noite, ao Santíssimo Sacramento.A Adoração só encerra às 06h30 da sexta-feira, dia 6, antes da missa de saída do Traslado.

 História – A Vigília de Adoração Realizada pela primeira vez em 2001, coordenada pelo casal Ubirajara e Maria Helena Salgado, com a participação dos casais José de Ribamar e Celízia Gonçalves e Heleno e Suely Teixeira, a Vigília de Adoração foi realizada em 24 horas, com abertura às 13h30, do dia 11 de outubro, pelo então Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, e término no dia 12. A partir de 2002, a Vigília passou a ser feita em 48 horas de Adoração com o término antes da saída do Traslado para Ananindeua. 

 Serviço: Vigiília de Adoração 2017

Horário: das 8h, de 04.10 até 06.10

Local: Capela Bom Pastor, Centro de Nazaré

Apresentação "Um Canto Para Maria"

Nesta quarta-feira, 04, às 20h, a Basílica Santuário de Nazaré recebe uma das mais bonitas homenagens à Nossa Senhora, o Canto Para Maria. A homenagem consiste na apresentação de um coral formado por detentos do Sistema Penitenciário do Estado. A apresentação deve durar aproximadamente uma hora e promete emocionar o público. O concerto ocorre há mais de 17 anos, como uma iniciativa das cantoras líricas Patrícia Oliveira, Madalena e Márcia Liberto, que desenvolvem esse trabalho social voluntariamente. Este ano o projeto tem o apoio da Basílica Santuário e Diretoria da Festa de Nazaré. 

Serviço:  Um Canto Para Maria

Data: 04/10 – Quarta-feira

Horário: 20h

Local: Basílica Santuário de Nazaré. 

Transporte dos Carros de Promessa para CDP: 

Nesta quarta-feira, 04, por volta das 21h, após um dia de exposição em frente à Basílica Santuário, a Diretoria da Festa, a Guarda de Nazaré, órgãos de segurança e trânsito e também outros voluntários devem conduzir os 13 carros de promessas, símbolos da Festividade Nazarena, para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP). Eles devem percorrer aproximadamente 4 km até o destino final trafegando pela Travessa 14 de Março até Rua Antônio Barreto, seguindo pelas avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o armazém 4 da companhia.

Tradicionalmente, antes da saída dos carros faz-se uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP. Durante o trajeto, os carros costumam ser homenageados pelos devotos e moradores, com fogos de artifício e outras manifestações de alegria. Serão transportados: o carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o carro Dom Fuas, os quatro carros dos Anjos e o Sagrada Família, que a partir deste ano substitui o carro da Santíssima Trindade.

Um pouco da história- O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805. O transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré segue este formato, de ser realizado na noite de quarta-feira da semana do Círio, desde 1980. Antes dessa data, o transporte dos carros era feito na madrugada que antecedia o Círio.

Data: 04/10/15 - Quarta-feira

Hora: 21h

Local de saída: frente da Basílica Santuário de Nazaré