Mais Acessadas

Interatividade nos jogos indígenas


Por: Fonte: Agncia Par Em 19 de agosto, 2005 - 13h01 - Amazônia

Durante os II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, que estão sendo realizados até esta sexta-feira (19) em Altamira, o público que compareceu à arena dos Jogos aprendeu mais sobre o saber e o fazer dos povos indígenas. O aprendizado foi possível graças às oficinas de vivência realizadas pela Fundação Curro Velho e o Programa Raízes.

Foram feitas oficinas de brinquedos de miriti, cerâmica, desenhos, confecção de maracá, grafismo em cuias, trançado em palha e cipó e confecção de jóias com sementes e palha da costa.

Os II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria Executiva de Justiça (Programa Raízes), Comitê Intertribal Memorial e Ciência Indígena, Prefeitura Municipal de Altamira e Funai. O evento também conta com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Programa Raízes, do Governo do Pará, está vinculado à Secretaria Especial de Defesa Social e à Secretaria de Justiça. O Raízes apóia atividades e projetos de interesse coletivo, para que se transformem em ações consolidadas que, a médio e longo prazo, resultem na valorização integrada da cultura, da educação, do meio-ambiente, da infra-estrutura social e econômica, da melhoria da produção e do aumento da renda em benefício das comunidades.

O programa constitui-se num instrumento de política pública do Governo do Pará para promover o reconhecimento e titulação das terras ocupadas por remanescentes de quilombos e para apoiar quilombolas e povos indígenas nos projetos e atividades de fomento em defesa dos valores culturais, sociais, econômicos, territoriais e ambientais dessas etnias.