Mais Acessadas

Última disputa dos Jogos chega ao fim


Em 19 de agosto, 2005 - 10h10 - Amazônia

Redação Online
De Altamira

A última disputa dos II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará aconteceu nesta sexta-feira (19), com a rápida corrida de fundo, que percorreu parte da Orla do Cais de Altamira, no sudoeste do estado. No feminino, as índias da tribo Gavião fizeram o primeiro e o terceiro lugares. No masculino, a disputa ficou entre Kuruaya e Tembé.


Com apenas 1.312 metros, a corrida durou pouco mais que cinco minutos. Isso fez com que os competidores ficassem próximos uns dos outros e a disputa mais acirrada. As mulheres largaram na frente e logo as índias Jokrepoyre e Atombré, da etnia Gvaião, estavam na frente. Atombré acabou vencendo, seguida por Jokrepoyre. A terceira posição ficou com Paranossoa, da tribo Assurini do Tocantins.


No masculino a vitória ficou com Komatino, da etnia Kuruaya, de 23 anos. A tribo, de Altamira, festejou a vitória de Komatino. 'Treino e disputo algumas corridas aqui na região. Mas essa essa é a principal que já disputei e ganhei. Espero que isso possa abrir meu caminho no atletismo', disse o vencedor da prova. O segundo e o terceir lugar ficou com a etnia Tembé. André e Valdi fecharam as três primeiras posições. 'Ano passado, em Tucuruí, fui sexto colocado e agora segundo. Vou treinar para ganhar no ano que vem', promete André.

A prova contou com a participação de 121 indígenas. O trajeto inicial teria cerca de três quilômetros, mas a pedido do secretário de Esporte e Lazer, José Ângelo Miranda e com aprovação da coordenação de esportes, o percurso foi cortado pela metade. O objetivo foi evitar desgaste por conta da exposição ao sol, causando desmaios nos índios, o que aconteceu diversas vezes durante a semana. Mesmo assim, algumas índias tiveram de ser atendidas pela emergência, mas nada de grave foi registrado na manhã desta sexta pela coordenação de saúde.