Mais Acessadas

Futebol mostra equilíbrio entre equipes indígenas


Por: Redao Online Em 15 de agosto, 2005 - 17h05 - Amazônia

Redação Online
De Altamira


Com o feriado nesta segunda-feira (15), os moradores de Altamira tiveram um bom programa: futebol. Foi o início do torneio em que todas as 18 tribos paraenses participam. Os resultados dos nove jogos de hoje comprovam o equilíbrio entre as equipes. Exceto a lavada que a tribo dos Araweté sofreu da equipe dos Juruna: o placar ficou em 7 a 0.

O jogo foi o penúltimo das cinco partidas disputadas no Estádio Municipal José Marino Bandeira de Mattos, o 'Bandeirão' de Altamira. Claramente com maior vigor físico, a tribo Juruna dominou a partida. Foram raros os lances em que os Araweté passaram do meio de campo. Mesmo assim, todos os jogadores correram até o último minuto e em nenhum momento apelaram para faltas ou provocações.

Por sinal, nos cinco jogos, os árbitros deram apenas dois cartões amarelo. E justamente na última partida, entre Kuruaia e Xipaya, em falta por carrinho e outro em disputa de bola. Mas nada que chegasse a ser violento. Ao contrário dos jogadores profissionais, os índios, em nenhuma marcação, reclamaram da arbitragem. Os Kuruaia venceram os Xipaya por 3 a 2, em um jogo disputado. Até os últimos cinco minutos, o jogo estava empatado em 2 a 2. Após falta cobrada dentro da área em dois lances, Ahuaxixi bateu forte no ângulo e garantiu a vitória. Esta foi a segunda vitória dos Kuruaya, já que eles venceram o primeiro jogo dos cinco disputados hoje, contra a equipe dos Anambé. O jogo ficou em 0 a 0 e nos pênaltis os Kuruaia venceram por 4 a 3.

Um dos jogos que mais chamaram a atenção foi entre Xikrin e Asurini. O resultado foi decidido nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, que é de dois tempos de quinze minutos. Já os campeões dos Jogos do ano passado, foram derrotados e estão fora da competição. Os Aikewara perderam para a tribo Kayapó por 2 a 1. A vitória dos Kayapó foi de virada, com dois gols de Kokomati, irmão mais novo do técnico Tiago Kayapó. 'A gente treinou bastante e o resultado veio. É muito bom participar, ainda mais com vitória', disse Tiago.

As partidas são eliminatórias e as equipes que venceram jogam novamente nesta terça-feira (16). A tabela ainda não foi divulgada. Outros quatro jogos aconteceram no Xingu Praia Clube, também pelo torneio de futebol masculino. Munduruku 1 x 0 Parakanã, Wai-Wai 2 x 0 Tembé. Gavião 2 x 0 Parakanã-Apywerete e Arara 1 x 0 Assurini. A equipe dos Guarani venceu por W.O os Munduruku, já que, após vencer o primeiro jogo, a equipe foi emobra do clube. A organização vai decidir se dá a vitória aos Guarani ou se realizam uma nova partida, nesta terça-feira.