Mais Acessadas

Índios fazem festa em lançamento de jogos


Por: Fonte: Agncia Par Em 25 de julho, 2005 - 13h01 - Amazônia

Os índios Assurini do Xingu foram a grande atração no lançamento dos II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, ocorrido na última sexta-feira (22), em Altamira, município escolhido para sediar o evento. A festa contou com a participação de cerca de 200 convidados, entre os quais o secretário executivo de Esporte e Lazer, José Angelo Miranda.

Os II Jogos Tradicionais Indígenas do Pará acontecem de 13 a 19 de agosto, com a participação de 600 índios de 18 etnias que vivem no Pará, além de duas outras convidadas. Dessas, somente os índios Xinguanos Suyá estão confirmados. Os Paresi cancelaram a participação especial devido ao falecimento de um integrante da aldeia, localizada na chapada dos Parecis, em Mato Grasso. A coordenação dos Jogos está aguardando uma nova indicação até o final da tarde desta segunda-feira (25).

Os índios Paresi iriam fazer uma apresentação especial do “Xikunahity” ou futebol de cabeça durante os jogos. Enquanto isso, a agenda de organização dos Jogos continua. A grande atração da noite foram os índios Assurini do Xingu. Liderados pelo cacique Murumunaka, a etnia apresentou várias danças em especial o ritual do “Turé” ou a “Festa das Flautas”, que eles promovem por ocasião da colheita do milho. As mulheres fizeram um ritual de louvor às “almas” e, junto aos homens, encerraram sua participação com um ritual de boas-vindas.

Esta semana, iniciam os trabalhos de montagem da arena e das arquibancadas. Um terreno de sete mil metros quadrados já está pronto para receber uma mega-estrutura que inclui arquibancada para quatro mil pessoas, palanques para autoridades, cabines de iluminação e som, banheiros químicos, área de circulação para imprensa, estacionamento, ocas para exposição fotográfica e uma praça de alimentação, além de espaço para comercialização dos artigos indígenas.

Os Jogos serão abertos oficialmente no dia 13, com a cerimônia de acensão do fogo olímpico no alto do Mirante. No dia 14, acontecerá a solenidade de abertura na arena dos Jogos. O evento será acompanhado por dezenas de jornalistas de Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, e também de outros países, como Japão e França.