Mais Acessadas

Fiepa e Vale certificam 70 empresários em Canaã dos Carajás

Evento é fruto de um convênio entre Redes e Vale para desenvolver os empresários e a economia da região


Em 31 de outubro, 2013 - 09h09 - Negócios
Empresário do segmento de chaveiros e carimbos em Canaã dos Carajás, Davi Perez acredita que investir em qualificação assegura competitividade no mercado, diferencia o atendimento, possibilita um bom relacionamento com os clientes além de ser um fator chave para levar ao sucesso de uma empresa. Ele e mais 69 empresários do município participaram do Programa de Qualificação Empresarial promovido pela Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará) através de um convênio firmado entre Redes (Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Pará), e Vale. Para celebrar a conclusão dos módulos, no próximo dia 31 será realizado o evento de certificação às 19hs no anfiteatro da Casa da Cultura em Canaã dos Carajás.

O Programa de Qualificação integra o Plano de Trabalho Individual da Redes desenvolvido para atender o Projeto S11D. Em dois anos o Programa já qualificou 175 empresários e certificou 87 empresas. “O objetivo é preparar as empresas de Canaã para atender as demandas dos investimentos previstos para o município. Nos últimos anos, intensificamos nossa atuação no interior, levando uma série de ações para o desenvolvimento empresarial nos municípios paraenses. Entendemos que, por meio das nossas capacitações, certificações, eventos e assessorias, estamos contribuindo para a geração de emprego e renda local”, afirmou o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos.

Ao longo de 12 meses, os empresários tiveram acesso a diversos cursos como Selo da Qualidade, Gestão Empresarial, Cadastro, Crédito e Cobrança, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Empretec, todos ministrados pelo Sebrae e Universidade Corporativa, da ACP, instituições referências em capacitação empresarial.

De acordo com Davi Perez, o Programa, além de qualificar individualmente os empresários, fortalece a região. “Minha empresa evoluiu significativamente e mudou muito em gestão, organização e relacionamento com os funcionários. Também tivemos aumento na geração de negócios e no lucro, inclusive conseguimos mais fechar mais um contrato de fornecimento para a Vale”, comemora o empresário.

“Este será o nosso segundo evento de certificação onde vamos comemorar a conclusão de um ciclo extremamente vitorioso para a Redes. Nestes 2 anos em Canaã, através do nosso convênio com a Vale , por meio do S11D, podemos acompanhar de perto o desenvolvimento de diversas empresas, articular aproximações das maiores terceirizadas com o comércio local e aproximar instituições financeiras com os associados da Aciacca (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás). O compromisso com o desenvolvimento de fornecedores e a promoção da sustentabilidade econômica na cadeia produtiva são os pilares estratégicos da Redes e Vale no estado do Pará. A parceria com a Vale é fundamental para o aquecimento da economia e competitividade das empresas locas", sinalizou Marcel Souza, coordenador geral da Redes.

Por meio do convênio firmado com a Fiepa, a Vale reforça seu compromisso de investir no desenvolvimento de fornecedores locais, motivando cada vez mais as parcerias produtivas. “A entrega do Selo Empresarial e de certificados comprova que os empresários de Canaã dos Carajás se empenharam em cada etapa para garantir que suas empresas implementassem os sistemas de gestão profissionais necessários para atender as demandas atuais do mercado”, avalia Luiz Baginski, líder executivo do S11D.

Canaã - A Redes atua no município através de um convênio, firmado em 2011, para atuar na qualificação dos empresários, tornando as empresas mais competitivas e preparadas para o mercado promissor da região. "A aproximação entre a Vale e empresários, promovida pela Redes, como as indicações de fornecedores para a indústria e suas terceirizadas é outro ponto fundamental no processo de capacitação e desenvolvimento empresarial no Estado”,  disse Marcelo Loureiro, consultor da Redes que atua em Canaã dos Carajás.

Com base nos dados do guia Pará Investimentos 2012-2016, publicação da Redes que mapeou os investimentos em solo paraense, Canaã dos Carajás será um dos municípios do Estado que mais receberá recursos da iniciativa privada. O volume de investimentos naquela cidade deverá gerar a criação de 2.600 empregos diretos.