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Plano de celular cria interação inovadora com o público jovem

Criado pelos próprios usuários em ação inédita de crowdsourcing nas redes sociais, TIM Beta reforça atuação da operadora no segmento jovem


Em 10 de setembro, 2013 - 10h10 - Negócios
O TIM beta é o plano de serviços da TIM criado, especialmente, para o público jovem. Para desenvolvê-lo, a operadora contou com a colaboração do próprio público-alvo, com uma ação crowdsourcing – modelo que usa os conhecimentos coletivos de voluntários da internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções – em um formato inédito no mercado de telefonia global. A oferta foi lançada, oficialmente, em outubro de 2011, mas está em constante processo de criação, sempre em colaboração com os jovens presentes nas comunidades do plano nas redes sociais, os 'Betas'.

O projeto reforça a estratégia de inovação da TIM ao dar voz a um mercado de consumidores cada vez mais influente no país e que gosta de ter acesso a produtos com a sua identidade. A ação também reflete a atenção da empresa à relevância das mídias sociais e à necessidade de criar serviços que levam mais facilidade e total mobilidade ao cliente.

A Fan Page do TIM beta no Facebook (www.facebook.com/timbeta), que reúne usuários da oferta e 'wannabes' – que ficam pedindo chips para entrarem no plano – já conta com mais de meio milhão de participantes, o que reforça o sucesso da ação. O plano também conta com um canal no YouTube (www.youtube.com/timbeta) e um perfil no Google+ (www.plus.google.com/+timbeta).

Como tudo começou - O projeto nasceu de uma ação desenvolvida nas redes sociais Orkut e Facebook em 2010, chamada de 'Seu ouvido vale um chip', com o objetivo de formar uma comunidade de jovens antenados que testariam, em primeira mão, um serviço exclusivo. O aplicativo permitia que os internautas desafiassem uns aos outros em uma brincadeira que testava a atenção e os reflexos. Após três vitórias, o participante ganhava um chip com a oferta piloto TIM beta para teste e podia continuar jogando para conquistar novos prêmios. A cada três novas vitórias, o ganhava mais um chip para ser oferecido a um de seus amigos na rede, formando, assim, a comunidade dos 'Betas'.
 
A criação do TIM beta - A brincadeira 'Seu ouvido vale um chip' formou uma comunidade com centenas de milhares de 'Betas'. Estes consumidores tiveram a oportunidade de experimentar os serviços da TIM em uma versão piloto da oferta e colaborar na construção de um plano sob medida e de acordo com as suas preferências.

A operadora acompanhou o aproveitamento da oferta piloto e as opiniões dos 'Betas' nas redes sociais durante um período, para avaliar o formato mais adequada para o produto. Os nove participantes mais influentes do projeto ganharam voz junto à operadora em uma reunião presencial na sede da TIM, onde apresentaram suas avaliações a respeito do plano, identificaram pontos de melhoria e, assim, colaboraram com a versão de lançamento. Dessa forma, no fim de outubro de 2011, o TIM beta – primeiro plano formatado nas redes sociais – chegou para os jovens, oferecendo serviços ilimitados, como ligações para números TIM, internet e SMS.

O plano - O TIM beta é um plano pré-pago e oferece serviços ilimitados com cobrança por dia. Os clientes têm chamadas ilimitadas para qualquer TIM do Brasil (com uso do código 41) e acesso ilimitado à internet por apenas R$ 0,25 ao dia por cada serviço e envio de torpedos ilimitados para qualquer operadora por R$ 0,50/dia. Os 'Betas' puderam – e ainda podem – opinar sobre as tarifas cobradas. Contam ainda com ofertas de smartphones com preços diferenciados na loja virtual exclusiva e participam de ações variadas da operadora. Em breve, terão direito a outros benefícios graças a novas parcerias que estão sendo fechadas pela TIM.

Para conseguir um chip exclusivo TIM Beta é necessário acessar o site www.timbeta.com.br, conectar o perfil do Facebook e, por último, pedir o chip, por meio da rede social, a um amigo que já seja Beta Lab – usuários acima dos 'Betas' que selecionam quem fará parte do clube. Quando o pedido for aceito, o interessado recebe um aviso no Facebook, se cadastra no site da TIM e espera a entrega pelo correio. Depois, é só acessar o endereço do TIM Beta na web para ativá-lo e começar a usar.

O Blablablâmetro e os BETA Labs - Para o Beta que deseja chegar ao nível dos Betas Labs, a TIM criou o Bablablâmetro, um game social que dá ainda mais vantagens para quem fala mais, envia mais SMS e utiliza mais as redes sociais pelo celular. O jogo define quem vai se tornar ou deixar de ser um Beta Lab, baseado no tempo de atividade do usuário. As pessoas que conseguem unir esses três fatores ganham mais pontos.

A cada rodada (período de três meses) é medida a atividade do participante no TIM beta e em suas redes sociais e seu uso em chamadas e SMS. Quanto mais redes sociais conectadas, mais chances de se tornar um BETA Lab, que são os clientes que atingem 4 mil pontos. Quem não conquista o mínimo de pontos exigido pode disputar uma nova rodada para se recuperar. O status muda de acordo com a atividade no jogo e os pontos são zerados. Assim, as chances são iguais para todo participante.

Além de ter o 'poder' de distribuir chips para os amigos em períodos determinados, os BETA Labs contam com tarifas diferenciadas, escolhidas pelos próprios. Eles decidiram ter mensagens de texto ilimitadas para qualquer operadora por R$ 0,25 por dia de uso.