Mais Acessadas

Única empresa produtora de álcool e açúcar do Pará participa da Agropec 2013

Pagrisa terá estande da 47ª Exposição Agropecuária de Paragominas para apresenta seus produtos


Em 07 de agosto, 2013 - 11h11 - Negócios

A 47ª edição da Exposição Agropecuária de Paragominas (Agropec) se inicia no próximo sábado, dia 10, e contará com diversas novidades neste ano. Uma delas é o estande da única produtora de álcool e açúcar do Estado do Pará, a Pagrisa, instalada no município de Ulianópolis. A empresa volta à Agropec após seis anos desde sua última participação, em 2007, com um estande que simula um verdadeiro rancho próximo ao campo de provas do Parque de Exposições Almicar Tocantins. Os visitantes poderão tirar dúvidas sobre as etapas do processo produtivo da Pagrisa e conferir apresentações culturais executadas por projetos sociais da empresa.

“Estamos retornando à Agropec para mostrar a Pagrisa para a comunidade regional. Nossa sede fica um pouco deslocada das zonas urbanas, então muitos não sabem sequer que o Pará possui uma fábrica de álcool e açúcar. E é isso que queremos ao participar do evento, dizer quem é a Pagrisa e o que fazemos. Com isso, conseguimos também gerar interesse na mão de obra local divulgar as nossas oportunidade de emprego”, conta Fernão Zancaner, direto adjunto da empresa.

Uma das curiosidades que o visitante poderá conferir é que a cana-de-açúcar é uma matéria-prima que não se perde. Isso porque, Além da produção de álcool anidro, hidratado e açúcar cristal, a Pagrisa utiliza todo o resíduo do processo produtivo na geração de energia por meio de uma usina termoelétrica. As caldeiras são alimentadas pela fibra da cana restante da moagem, o que gera energia suficiente para toda a fábrica e a vila industrial, mesmo na fase de entressafra, pois há estocagem da fibra.

Mas quem visitar o estande da Pagrisa terá a oportunidade também de acompanhar palestras de interesse à agroindústria, ministradas por colaboradores da própria empresa. Os temas serão diversos, como controle biológico de pragas, práticas sustentáveis e responsabilidade social. Já as apresentações culturais englobarão show de danças rítmicas, balé e exibição de capoeira. Para o público infantil haverá distribuição de balões. Já o visitante, como um todo, também poderá concorrer a brindes.

Sobre a Pagrisa - Instalada no município de Ulianópolis, no sudeste do Pará, a Pagrisa é o único empreendimento do Estado do Pará que produz etanol (álcool anidro, utilizado na mistura com a gasolina e álcool Hidratado, usado diretamente nos veículos flex) e açúcar cristal. São aproximadamente 12 mil hectares com plantio de cana de açúcar colhida de forma 95% mecanizada. A empresa dispõe de vila industrial com toda a infraestrutura necessária para os 1.300 colaboradores contratados durante a safra, que vai de junho a novembro, número este que reduz em cerca de 50% na entressafra.

Com capacidade instalada para produção diária de 230 mil litros de etanol e oito mil sacos de 50 kg de açúcar, a Pagrisa atende principalmente ao mercado paraense – regiões sul, sudeste, nordeste e a capital, Belém. A comercialização dos produtos é destinada às distribuidoras de combustível automotivo, no caso do álcool anidro e hidratado, e para indústrias de alimentos, mercado de atacado e varejo e empacotadoras, no caso do açúcar, que é vendido pela Pagrisa sob a marca Cauaxí ou em sacas de até 900 kg para que outras empresas o embalem com marca própria.

Para atingir estes números, a empresa possui maquinário de última geração. São tratores que trabalham por georeferenciamento tanto no plantio quanto na colheita. A utilização de tecnologia de ponta reflete diretamente na colheita, gerando de 400 a 600 toneladas de cana colhida por dia. Para comparação, o índice do corte manual possui rendimento médio de seis toneladas por homem em um dia.