Mais Acessadas

FIPA 2013: forro perfumado e estampas em calçados de proteção atraem público feminino


Em 22 de maio, 2013 - 10h10 - Negócios

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou em todas as áreas de ocupação. Em 2003, por exemplo, a proporção de homens com carteira assinada no setor privado era de 62,3%, enquanto a das mulheres era de 37,7%. Em 2011, essa diferença diminuiu para 59,6% e 40,4%, de acordo com os últimos números divulgados.

Segundo a gerente de Marketing da BSB, maior produtora de calçados de segurança da América Latina, Keiko Ogata, as mulheres estão cada vez mais presentes em ambientes de trabalho antes ocupados apenas por homens. A indústria de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adaptou-se a esse novo cenário. 'Existe uma linha de calçados de segurança com design específico, estampas florais, cores e forro perfumado, conceitos que remetem ao universo feminino e valoriza a mulher', afirma.

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que 711.164 pessoas se acidentaram no Brasil em 2011, data do último levantamento do órgão, vítimas de ocorrências na atividade profissional. Do total de acidentes típicos, 24,7% aconteceram com mulheres, enquanto nos de trajeto, 36,1% foram com trabalhadoras.

De acordo com Keiko Ogata, é imprescindível que elas utilizem, corretamente, os EPIs e se sintam bem e confortáveis para exercerem suas funções. 'Antes, o mercado de segurança produzia os mesmos calçados de proteção para homens e mulheres, com aparência robusta e masculina, mudando apenas a numeração. Agora, elas têm à disposição calçados mais leves, com forma, solado e materiais que agradam este público', destaca.

Para a gestora de Pesquisa & Desenvolvimento da BSB, Andresa Bolzan, com as linhas New Femme, Femme Executive e Femme Worker, a Bracol lançou, também, uma nova tendência no mercado de EPIs. 'A proposta é trazer proteção aliada ao design com toques femininos, usando um mix de materiais alternativos e mais atrativos, mistura de cor, essência, segurança, beleza e bem estar, trabalhando os sentidos destas profissionais', ressalta.
 
Linha New Femme - A botina é produzida na cor mel com forro em estampa floral. O calçado de amarrar e o calçado ajustável podem ser encontrados nas cores branco, preto ou preto com floral. Ambos utilizam nanotecnologia na forração com base hidro-repelente – que não permite que a água penetre na superfície - com tratamento antimicrobiano, que se rompem quando há atrito, liberando essência floral. 'O EPI, hoje, é usado pelo trabalhador o dia todo, por isso, precisa ter um visual atraente e ser confortável, além de proteger', finaliza a gerente de Marketing da BSB. Os calçados estão disponíveis do número 33 ao 40 e todos atendem os requisitos e normas segurança.

A linha New Femme da Bracol estará presente no estande da marca durante a 11ª edição da Fipa (Feira da Indústria do Pará). O evento, que tem início nesta quarta-feira (22), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, já faz parte do calendário oficial da capital paraense e é considerado o maior do segmento industrial da região Norte. São esperados cerca de 40 mil visitantes durante os quatro dias de feira.
 
Serviço - 11ª FIPA – Feira da Indústria do Pará, de 22 a 25 de maio de 2013, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia (Av. Dr. Freitas s/n - Marco – Belém/PA), de 17h às 22h.