Mais Acessadas

Shopping Pátio Marabá abre suas portas na próxima terça

Mais de R$ 300 mi em investimentos, empreendimento já é responsável por milhares de empregos local


Em 03 de maio, 2013 - 21h09 - Negócios

Na próxima terça-feira (7), o estado do Pará vai ganhar um novo e ousado conceito de empreendimento comercial. A inauguração do Shopping Pátio Marabá traz para o estado o conceito de empreendimento multiuso, seguindo uma tendência mundial na concepção de grandes centros de compras, privilegiando o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente das cidades e regiões onde estão localizados.

O empreendimento foi inteiramente pensado para ser uma obra sustentável, utilizando em sua construção material pré-moldado, que produz menos resíduo e poluição, também possui claraboias que valorizam a luz do dia, diminuindo o uso de lâmpadas elétricas. Para reduzir o consumo de água, o Shopping fará uso de captadores de água da chuva. Haverá ainda, uma estação de tratamento de esgoto, além de coleta e reciclagem de lixo em todas as lojas do empreendimento.

Pensando na acessibilidade e conforto de seus clientes, o Pátio Marabá foi projetado respeitando às normas técnicas de acessibilidade, como a NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foram construídas rampas de acesso, estacionamento privativo e exclusivo para idosos e pessoas portadoras de deficiências, lojas sem degraus na entrada, sinalizadores táteis, corredores amplos entre outros itens.

Mix - Com quase 100 mil m² de área, em um terreno de quase 60 mil m², serão lojas regionais e nacionais entre âncoras, megastores e lojas satélites. O projeto também contempla uma torre comercial com 168 salas e um complexo com dois hotéis (Tulip Inn e Golden Tulip), somando 274 unidades habitacionais administradas pela Rede Tulip Inn, operadora com maior número de unidades habitacionais no Norte e Nordeste do Brasil. Mais de 98% de toda a sua área bruta locável já foi comercializada, confirmando a confiança do mercado na solidez do projeto.

No condomínio de lojas serão 09 megastores, 12 âncoras e 162 satélites além de 05 salas de cinema digitais da empresa Moviecom - sendo duas salas 3D - que serão inauguradas em julho de 2013. Há ainda 08 escadas rolantes, 08 elevadores (social e de carga) e 1.235 vagas de garagem, que posteriormente serão ampliadas.

Entre as lojas estão grandes grupos como: Leolar, C&A, Centauro, Sol Informática, Riachuelo, Renner, Marisa, Avenida, Borges Informática, Belém Importados, Big Ben, Magazan, Giovanna Easy, Armazéns Paraíba, Ri Happy, Polishop, Belém Importados, Lojas Americanas, Moviecom e Parks&Games e Strike Boliche, com sete pistas (este com inauguração em julho de 2013).

Região de crescimento acelerado - O município de Marabá, localizado no sudeste do estado do Pará, fica a quase 530 km da capital Belém e é uma das regiões que mais crescem em todo o Brasil. Fundada em 1913, hoje Marabá já possui mais de 236 mil habitantes, segundo o Censo 2010, e se destaca também na região sul e sudeste do estado, sendo considerada um centro econômico e administrativo da região.

Com centenas de indústrias e milhares de estabelecimentos comerciais entre comércio - formado por micros, pequenas, médias e grandes empresas - serviços hospitalares, financeiros, educacionais, de construção civil e de serviços públicos, Marabá aguarda investimentos públicos e privados que, até o fim deste ano, podem chegar a mais de US$ 33 bilhões.

Para o gerente de novos negócios da AD Shopping, Tony Bonna, o empreendimento chega em boa hora no município. “Nós do Pátio Marabá não poderíamos deixar de contribuir para este crescimento, trazendo para Marabá um dos mais modernos e arrojados centros de compras da região. Estamos extremamente honrados e satisfeitos em participando de maneira tão significativa da história de desenvolvimento deste município”, comenta.

Alinhando-se a esta perspectiva, surgiu a Parkway Shopping Center S/A, empresa empreendedora do shopping, formada a partir da união de dois grandes grupos, Leolar Participações S/A e Dan-Hebert Participações S/A. A empresa foi constituída em maio de 2011 para desenvolver shopping centers em cidades com mais de 150 mil habitantes que apresentem forte crescimento populacional e econômico. A Parkway tem sede em Marabá e seus principais executivos são Leonel Antônio Taffarel (diretor-presidente) e Fábio Porto (diretor administrativo-financeiro). A empresa responsável pela comercialização, planejamento e futura administração do Shopping Pátio Marabá é AD Shopping, que administra outros 27 empreendimentos em todas as regiões do Brasil, incluindo o Shopping Pátio Belém.

Economia – Desde o inicio das obras, cerca de 60% do material utilizado na construção do Shopping Pátio Marabá foi comprado no próprio município e foram ofertadas 3mil vagas de empregos (diretos e indiretos), há ainda, a previsão de que sejam contratados outros 2.500 profissionais (de forma direta), a partir da data de inauguração. Além da grande contribuição para a economia da região, o Shopping Pátio Marabá também será uma grande oportunidade para a geração de empregos.

No inicio das obras, em visita ao município, o Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, fez questão de conhecer o canteiro de obras do shopping e elogiou o empreendimento destacando a escolha do local, o potencial para a geração de empregos para região e todo o investimento feito. Avaliando a importância do shopping, o governador finalizou dizendo que será um símbolo da força econômica da região. O Shopping Pátio Marabá, também já começa a valorizar a área em seu entorno, onde investidores já procuram terrenos para a instalação de condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais.

Informações adicionais - O shopping Pátio Marabá tem um total de investimentos que chega a marca dos R$ 300 milhões. Após a inauguração, a perspectiva é de que mais de 20 mil pessoas circulem por lá diariamente.
 
O shopping está sendo construído em terreno localizado no bairro Nova Marabá, com frente para a Rodovia Transamazônica, o que reforça o seu conceito 'Não existe lugar melhor para comprar, não existe melhor lugar para investir'. É uma área estratégica, no setor urbano onde a cidade mais se desenvolve, próxima aos novos e grandes condomínios residenciais e da parcela de maior poder aquisitivo do município. Além da torre comercial que já vai transformar o ambiente do shopping em um polo de negócios, todo entorno do empreendimento também está se desenvolvendo neste sentido. Pelo menos duas grandes redes de supermercados já garantiram terrenos próximos ao shopping, além de hotéis e construtoras. Vale conferir que hoje não existem mais terrenos livres próximos ao Shopping Pátio Marabá e, quando há intenção de venda, os valores por m² estão sendo oferecidos cerca de 30% superior, ao que era antes do lançamento do empreendimento.
 
Incluindo Marabá, o mercado formado pelas sete cidades da área de influência do shopping representa hoje um potencial de consumo para o varejo projetado para 2012 da ordem de R$ 72 milhões mensais, com a população de Marabá representando 70% deste potencial. E com os novos investimentos projetados para até 2014 na região, o incremento populacional e de consumo para o varejo aumentará em escala exponencial na área de influência do shopping, sendo outra garantia de sucesso. A renda per capita do município de Marabá, chega a R$ 15,857 mil.