Mais Acessadas

Maurren e Duda saltam em Belém na abertura do Brazilian Tour

Campeões confirmam que saltarão em Belém, Uberlândia e São Paulo


Em 12 de abril, 2013 - 17h05 - Atletismo
A campeã olímpica Maurren Maggi e o campeão mundial Mauro Vinícius da Silva, o Duda, confirmaram na manhã desta sexta-feira (12), que participarão dos três Meetings do 'Brazilian Athletics Tour', principal circuito do Atletismo latino-americano, que a CBAt realiza tradicionalmente no mês de maio.

Assim, Maurren disputará o salto em distância feminino e Duda o salto em distância masculino, nas três mais importantes competições internacionais marcadas para o País neste ano, conforme o calendário abaixo:

12/05: Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará - Belém (PA)
16/05: Grande Prêmio Caixa/Sesi - Uberlândia (MG)
19/05: Grande Prêmio Caixa/São Paulo - São Paulo (MG)

Maurren Maggi, campeã olímpica em Pequim 2008, venceu o GP Brasil no ano passado, quando marcou 6,69 m, no Rio de Janeiro. Este ano, em que o GP Brasil - que faz parte do IAAF World Challenge - volta a ser disputado na capital paraense, Maurren saltará em um dos palcos onde mais brilhou.

Ela foi campeã da primeira edição do GP realizada em Belém: foi no dia 5 de maio de 2002, quando mais de 40 mil pessoas presentes ao Mangueirão viram a estrela do Atletismo nacional saltar 6,90 m e vencer a prova.

'Estou muito feliz por voltar a Belém, o público é maravilhoso, tenho belas recordações, tanto da cidade quanto do Mangueirão', disse Maurren, no intervalo do treinamento, no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo. 'Quero aproveitar a força dos nossos GPs para obter a qualificação para o Campeonato Mundial (em agosto deste ano, em Moscou)', afirmou a saltadora (o índice para o Mundial é 6,65 m).

Por sua vez, Duda da Silva continua treinando em São José do Rio Preto, no interior paulista. 'O Duda vai saltar nos três GPs, em Belém, Uberlândia e São Paulo', informou o treinador Aristides Junqueira. 'Ele começou bem a temporada e logo vai superar a marca de qualificação para o Mundial (8,10 m)', concluiu o técnico.

Em 2012, Duda venceu o Mundial Indoor em Istambul, na Turquia. Além do ouro no Mundial, ele foi finalista na Olimpíada de Londres, quando ficou em sétimo lugar. E foi o primeiro do Ranking Mundial Indoor com 8,28 m, conseguido na fase de qualificação no Mundial de Istambul. Ao ar livre, seu melhor salto aconteceu em 2011, com 8,27 m.

Além de Maurren e Duda, que saltarão em Belém, Uberlândia e São Paulo, a organização já confirmou duas atrações que vêm do exterior para o GP de Belém: Michael Mathieu (Bahamas), campeão olímpico do 4x400 m em Londres 2012m que virá tentar o bicampeonato nos 200 m na capital paraense, e o francês Ladje Doucoure, ouro nos 110 m com barreiras no Mundial de Helsinque 2005.

'Maurren e Duda são dois grandes atletas, assim como o Mathieu e o Ladje Doucoure', disse o presidente da CBAt, Toninho Fernandes. 'É um privilégio realizar eventos de Atletismo no Brasil com atletas desta qualidade', completou o dirigente.

Fonte: CBAt