Mais Acessadas

ACP homenageia Empresário do Ano

Homenagem chega à sua 59ª edição


Em 18 de dezembro, 2012 - 18h06 - Negócios

A Associação Comercial do Pará (ACP) realiza entrega do título de Empresário do Ano 2011 nesta quarta-feira (19), durante coquetel no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O empresário Fernando Yamada foi eleito para receber homenagens na 58ª edição em que a ACP reconhece o empreendedorismo, as histórias de luta e a contribuição com o Estado do Pará.

Fernando Yamada é paraense e diretor de um dos maiores grupos supermercadistas da região. Contudo, sua formação é na área de engenharia civil, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FVG). Exerce, atualmente, entre outras funções, a presidência da Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Sérgio Bitar, presidente da ACP, ressalta a importância da homenagem que a Associação faz todos os anos, onde é reconhecido o trabalho de um empresário, não somente na sua pessoa, mas na empresa que engrandece o Estado, com a geração de empresa e renda para milhares de paraenses.

“A escolha do Fernando Yamada é categórica por tudo que ele representa ao nosso Estado, pelo emprego e renda que gera a milhares de pessoas, colaborando direta e indiretamente para o engrandecimento de nossa região. A ACP está muito feliz e o empresariado em festa com a celebração dessa data tão especial”, disse Sergio Bitar, presidente da entidade.

A premiação - Em 1953, a Associação Comercial do Pará, instituiu o Diploma de Comerciante do Ano, para agraciar comerciantes pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social e econômico do estado.

Na sessão ordinária da Diretoria, em 07 de julho de 1953, por aclamação de todos os presentes, foi escolhido o nome do Diretor José Dias da Costa Paes, para receber a honraria de Comerciante do Ano, pela sua honestidade, capacidade de trabalho, destaque comercial e, sobretudo pelo seu devotamento ao desenvolvimento púbico.

Em reunião do Conselho Diretor da Instituição, data em 05 de junho de 1980, foi aprovada a mudança da designação de Comerciante do Ano para Empresário do Ano, tendo em vista o caráter eclético e multisetorial da entidade, que engloba atividades empresariais diversificadas. Hoje é a mais reconhecida honraria concedida no estado Pará e a cada ano contempla um empresário.