Mais Acessadas

‘É belo ser idoso’, diz o Papa Bento XVI

Em discurso em um asilo em Roma, pontífice fez um apelo por respeito aos mais velhos


Em 12 de novembro, 2012 - 13h01 - Mundo

Em discurso a pacientes de um asilo administrado por uma comunidade católica em Roma, o Papa Bento XVI fez um apelo nesta segunda-feira por respeito aos mais velhos e afirmou que “é belo ser idoso”. O pontifície, de 85 anos, também falou sobre as dificuldades da idade avançada e admitiu que ele mesmo já passou por vários questionamentos.

- Conheço bem as dificuldades, os problemas e os limites desta idade, e sei que estas dificuldades, para muitos, são agravadas pela crise econômica. Por vezes, a uma certa idade, acontece um vontade de voltar ao passado, lamentando quando se era jovem, quando tinha uma energia nova, fazia projetos para o futuro - disse Bento XVI. - Mas é belo ser idoso! Cada idade precisa saber descobrir a presença e a benção do Senhor e as riquezas que essa etapa contém - afirmou.

O Papa também contou que começou a usar uma bengala este ano e que perdeu parte do vigor que tinha quando mais novo. No entando, sua agenda segue sempre muito agitada, com encontros diários com líderes internacionais de de dentro da Igreja.

- Irmãs e irmãos, às vezes os dias parecem longos e vazios, com dificuldade, poucos compromissos e reuniões; não desanimem nunca: vocês são uma riqueza para a sociedade, também no sofrimento e na doença. E esta fase da vida é um dom também para aprofundar a relação com Deus - defendeu o pontífice.


Fonte: O Globo