Mais Acessadas

Sustentabilidade é o grande foco do último dia do Congresso de Mineral da Amazônia

Haverá uma pequena explanação sobre a evolução da sustentabilidade no setor mineral


Em 08 de novembro, 2012 - 12h12 - Negócios

Para encerrar o último dia da Exposibram Amazônia 2012,  que acontece no no Hangar- Centro de Convenções da Amazônia, a programação do  Congresso de Mineração da Amazônia  tem como foco a  sustentabilidade do setor mineral. Ao longo desta quinta-feira (08), os participantes têm a oportunidade de participar de workshop, bate-papos e painéis relacionados ao assunto.

Pela manhã acontece o workshop “Licenciamento ambiental de projetos de mineração” que pretende discutir o processo de obtenção de licenças para projetos mineradores e a sua importância para iniciar a obra. Participam desta discussão, o diretor de Meio Ambiente da Ferrous Resources, Cristiano Monteiro Parreiras; a consultora em planejamento e gestão ambiental na área mineral, Elvira Gabriela Dias e o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Maurício Boratto Viana.

A partir das 14h, será a vez do painel sobre a Sustentabilidade na Atividade Mineral. Com a coordenação do secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente do Pará, Rubens Sampaio, haverá uma pequena explanação sobre a evolução da sustentabilidade no setor mineral por conta da especialista em Gestão Ambiental da Environmental Resources Management, Maria Pioli. Outro ponto discutido no painel é índice de sustentabilidade do setor mineral, sob a responsabilidade do consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e doutor em desenvolvimento sustentável, Maurício Viana.

Para encerrar esta edição do congresso, haverá duas palestras especiais que abordam a contribuição do setor mineral para ao crescimento econômico e social do sudeste do estado do Pará e as etapas de atividades mineradoras. A primeira será ministrada pela diretora do programa sênior da International Council on Mining and Metals , Kathryn McPhail. Já segunda tem como palestrantes o especialista em exploração mineira, Michel Stanley, assim como a especialista em minas Daniele La Porta Arrobas do Banco Mundial de Washington.
 
Confira a programação na íntegra:

08h – WORKSHOP - Licenciamento ambiental de projetos de mineração;
 
14h - PAINEL - Sustentabilidade na Atividade Mineral
 
Palestra 1 - Inventário sobre a Gestão da Sustentabilidade na Mineração: a evolução em 20 anos;
 
Palestra 2 - Índice de Sustentabilidade da Mineração – ISM;
 
16h - Palestra Especial 1 - Mineração: parcerias para o Desenvolvimento – Estudo de caso sobre o sudoeste do Pará;
 
16h:45 - Palestra Especial 2 - Programa E4D – Extractives for Development.