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Natura amplia lucro para R$ 237 milhões

Operações Internacionais alcançam participação recorde de 12,3% da receita total da empresa


Em 26 de outubro, 2012 - 12h12 - Negócios

Maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, a Natura manteve seu ritmo de crescimento no terceiro trimestre de 2012, com especial destaque para a contribuição de suas operações internacionais, que alcançou o recorde histórico de 12,3% de participação do resultado total da empresa. A receita líquida consolidada atingiu R$ 1.586,5 milhões, com crescimento de 14,8% em relação ao 3T11. O EBITDA foi de R$ 385,0 milhões, o que representa uma evolução de 15,5% sobre o mesmo período de 2011, com margem de 24,3% e o lucro líquido somou R$ 237,3 milhões, com avanço de 17,7%.
 
Maior mercado da Natura, o Brasil alcançou uma receita líquida de R$ 1.391,8 milhões, expansão de 11,4 % sobre o 3T11. A margem EBITDA ficou estabilizada em 27,6%, comparada aos 27,9% do 3T11. Nas Operações Internacionais, a manutenção do crescimento robusto permitiu que a receita líquida alcançasse R$ 194,8 milhões no 3T12, com avanço de 24,1% em moeda local ponderada em relação ao mesmo período de 2011.
 
O terceiro trimestre de 2012 começa a refletir mais claramente a mudança de estratégia da empresa no Brasil, anunciada no início do ano, que passou a privilegiar a ampliação da produtividade das consultoras e consultores em vez da expansão da rede de vendas. O número de consultoras da empresa somou 1,518 milhão, com crescimento de 11,5% em relação ao 3T11. No Brasil, a rede manteve-se praticamente estável em relação ao trimestre anterior, somando 1,227 milhão consultoras (1,226 milhão no 2T12). As iniciativas adotadas nos últimos meses elevaram a produtividade média em 1,4% frente ao 3T11. As operações internacionais, em outro estágio de implantação, permanecem em crescimento vigoroso de 26,6% em relação ao 3T11, totalizando 291 mil consultoras.
 
Vale destacar que a Natura realizou importantes lançamentos em perfumaria no trimestre, como os sprays corporais Natura Tododia, que transmitem leveza, bem estar e frescor, ideais para serem usados em abundância, e o perfume Natura Una, que expressa toda a elegância e sofisticação dessa linha.
 
No âmbito socioambiental, inauguramos em Manaus o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA), que pretende estimular a formação de uma ampla rede de pesquisa sobre a região, envolvendo instituições de ciência e tecnologia locais, nacionais e internacionais. O objetivo é desenvolver conhecimento na Amazônia, sobre a Amazônia e para a Amazônia.
 
Análise - Para Roberto Pedote, vice-presidente de finanças, jurídico e relações com investidores da Natura, os resultados do terceiro trimestre de 2012 refletem o sucesso das iniciativas traçadas no início do ano em favor do aumento de produtividade das consultoras e consultores. “Tivemos um resultado equilibrado entre crescimento da base de consultoras e produtividade por consultora, fruto dos ajustes na gestão da força de vendas, do redirecionamento do nosso marketing mix e da evolução do nível de serviços. Além disso, importantes lançamentos em perfumaria contribuíram positivamente para nosso resultado. Nossa expectativa é que esse conjunto de medidas continue a gerar resultados favoráveis na produtividade de nossas consultoras ao longo dos próximos trimestres. Nas Operações Internacionais seguimos crescendo num ritmo vigoroso, com evolução de lucratividade”.