Mais Acessadas

Manaus sedia Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia para a Rio+20


Em 28 de maio, 2012 - 12h12 - Amazônia


Representantes dos Estados da Amazônia Legal não querem passar despercebidos ou serem apenas espectadores da Rio + 20 e decidiram se unir para fazer da Conferência, um espaço democrático e de construção de propostas, de acordo com a realidade regional e com a participação da sociedade civil.


Sob o comando do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), representantes dos Estados da Amazônia Legal trabalham na elaboração da 'Carta da Amazônia para a Rio + 20', retratando uma visão positiva e pró-ativa, na busca por soluções, entre todos os grupos majoritários da região, um passo importante para que modelos de desenvolvimento sustentável possam se tornar uma realidade.


O evento acontecerá de 30 de maio a 1º de junho, no Tropical Hotel, em Manaus. Na ocasião, acontecerá o Fórum de Governadores da Amazônia, que reunirá os líderes dos nove estados da Amazônia Legal, para a consolidação da Carta.


'Nós (governadores) temos conversado bastante. Temos problemas comuns, mas divergentes no sentido de desenvolvimento. Convidei a presidente Dilma Roussef para participar. Nós vamos discutir a Rio+20 e levar uma proposta do povo da Amazônia. Estamos discutindo, mas nada é fácil para a gente', destacou o Governador do Amazonas, Omar Aziz, que está liderando a iniciativa.


O primeiro encontro de governadores ocorreu em março, em Belém (PA). Além do governador Omar Aziz, participaram os governadores do Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.