Mais Acessadas

Alta procura por voos internacionais aquece mercado de Manaus


Em 05 de abril, 2012 - 12h12 - Amazônia

 

Foi o tempo em que fazer uma viagem para outro país era algo inacessível à maioria das classes sociais. O que parecia caro passou a estar disponível e com facilidades de pagamento que atrairam, cada vez mais, amazonenses. Prova disso é o aumento no volume de atendimento e pacotes vendidos pelas agências de turismo de Manaus para destinos internacionais, como Estados Unidos, Caribe, Argentina e países da Europa, Ásia e até mesmo da África.

 


O advogado Anderson Gramoll representa bem esse novo segmento de público manauense. Ele é de família alemã e viaja, no mínimo, quatro vezes por ano para o exterior a trabalho e por lazer. Segundo o profissional, que também possui uma empresa de exportação e importação, as facilidades de pagamento atuais contribuiram para o aumento de pessoas de Manaus que viajam para fora do país. Essa flexibilidade reflete o cenário político mundial em que o brasileiro está sendo melhor visto e encarado como investidor.

 


'Além dos preços, o que se pode levar em consideração é a queda do dólar e a valorização da economia brasileira. Isso abriu portas para os brasileiros que deixaram de ser vistos como desocupados e agora são vistos como pessoas que vão para gastar dinheiro. Hoje, não se tem mais tantos critérios para tirar o visto como se tinha antes e isso abriu horizontes para as viagens internacionais e o turismo', afirmou ao G1.

 


E esse horizonte repercutiu nos pacotes e serviços das filiais de grandes agências de turismo nacionais, instaladas em Manaus, e em empresas turísticas que atuam especificamente no Amazonas. Segundo a diretora da Paradise Turismo, Cláudia Mendonça, o número de pessoas que procuram a agência para buscar informações sobre viagens para o exterior e chegam a fechar pacotes cresceu bastante nos últimos meses.

 


'Digamos que os profissionais de turismo estão em alta. Os manauenses passaram a adquirir pacotes e não só ir ao site da companhia aérea para comprar a passagem. Serviços como a contratação prévia de hospedagem, alimentação e orientação a turistas são o principal chamariz para este novo público das agências', detalhou.

 


Os destinos preferidos dos manauenses continuam sendo os Estados Unidos, países do continente europeu e a região do Caribe. 'Miami, Orlando e Nova York são os destinos americanos preferidos. Os destinos famosos pelas praias também são bastante procurados como é o caso de Aruba, Punta Cana e Panamá. Na América do Sul, a Argentina continua sendo a queridinha dos manauenses. Há os lugares exóticos que também estão tendo uma visibilidade muito grande, como países asiáticos e africanos', explicou a diretora da agência.

 


Voos com saída de Manaus - Todo esse destaque para o turismo internacional repercutiu na quantidade de voos com saída da capital amazonense. A partir de 15 de junho deste ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) prevê o início das operações da American Air Lines com voos diretos e com frequência diária para Miami.

 


Além deste nova rota, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, conta com o fluxo de passageiros que usufruem de voos para o Panamá (às segundas, quartas, sextas e sábados) pela Copa Air Lines. A TAM Linhas Aéreas também disponibiliza viagens diarias com a rota Manaus/Miami/Manaus.

 

 

Fonte: G1