Mais Acessadas

Fiscais apreendem em fazenda de MT madeira ilegal, tratores e motosserras


Em 05 de agosto, 2011 - 23h11 - Amazônia

 

Uma área de 560,924 hectares de madeira, que estava sendo explorada ilegalmente no município de Juara, a 690 km de Cuiabá, foi flagrada por uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio (Sema), após denúncias formalizadas pela Polícia Federal.

 

Na terça-feira (2), foram apreendidas 27 toras de diversas espécies de madeiras recém cortadas; um trator de esteira e um florestal; duas motosserras e 80 litros de óleo diesel. Os fiscais também apreenderam uma caderneta com anotações referentes à venda de madeira e várias notas fiscais de serviço de manutenção mecânica de trator.

 

O proprietário da área foi multado em R$ 168,2 mil pela extração ilegal de madeira e mais R$ 2 mil por portar motosserra sem licença ou registro do órgão ambiental competente. A área foi embargada.

 

De acordo com o diretor da Unidade Desconcentrada do município de Juara (DUD), Joelson de Figueiredo Campos, instituição ligada a Sema, no local da extração foi encontrado apenas o irmão do responsável pelo crime. “Quando chegamos ao local todas as pessoas tinham fugido, e estava apenas o irmão do responsável. Os envolvidos na exploração ilegal da floresta responderão por crime ambiental”, disse o diretor ao G1.

 

Ainda segundo o diretor, a área em questão passa por conflito fundiário. “O local foi grilado. Várias pessoas intitulam-se como proprietários. Na Sema, consta outra pessoa como proprietária. Mas o processo está suspenso por sobrepor com outra área”.

 

 

Fonte: G1