Mais Acessadas

Copa do Mundo de 2014 ganha cardápio especial no Amazonas


Por: 1 Em 26 de julho, 2011 - 11h11 - Amazônia

 

Na maior bacia hidrográfica do planeta, o peixe rouba a cena. Em uma cozinha show, montada em um shopping, foram servidos os pratos que vão ser referência para a Copa em Manaus.

 


Não há dúvida de que a natureza é inspiração para qualquer arte, inclusive na cozinha. A união de dois símbolos da Amazônia virou um prato que se come com os olhos: medalhão de pirarucu ao encontro das águas.

 


O pirarucu é um dos peixes mais nobres e saborosos da região. A beleza do encontro das águas em forma de purê dispensa comentários. A banana pacovã, típica da região, representa as águas claras do Rio Solimões; e o açaí, a cor escura do Rio Negro.

 


'É muito exótico. Muita criatividade usar banana, purê de açaí e medalhão feito com a banana, que é uma coisa saudável. Que maravilha', diz a advogada Lilian Guedes.

 


Tanta criatividade pode combinar culturas. Que tal um sushi empanando de tucunaré, outro peixe amazônico muito famoso em pescas esportivas?

 


'É o peixe da Amazônia misturado com o sabor oriental que deu um destaque para o peixe. Muito bom', afirma o quiropraxista Artur Silva.

 


A sobremesa também tem um toque diferente. Quem entende bem de doces aprovou o bolo de gengibre ou mangarataia, como é conhecido no Amazonas. O cardápio está pronto para a Copa com as cores da Amazônia. Agora só resta esperar pelo show nos campos.

 


'Nós, como torcedores, devemos estar bem alimentados para poder gritar o gol, a vitória do Brasil. Os jogadores também, porque senão vai ser um monte de perna de pau', brinca o empresário Antônio Gomes.

 

Fonte: G1