Mais Acessadas

Dilma pede investimentos da Alemanha em trem-bala e Copa


Em 05 de maio, 2011 - 20h08 - Política

 

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta quinta-feira (5) investimentos da Alemanha na construção do trem-bala e em obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo de 2014. Ela se reuniu nesta tarde com o presidente alemão, Christian Wulff, no Palácio do Planalto.

 

 

'Apresentei ao presidente Wulff as novas oportunidades, o PAC, investimentos na área de portos e aeroportos, investimentos para Copa e para as Olimpíadas e também a expectativa de participação dos investidores e participação da tecnologia alemã na construção do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo', disse.

 

 

Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que acompanhou Dilma nesta tarde, o governo brasileiro expressou à comitiva alemã a “expectativa” do Brasil com a participação de empresas alemãs, em especial, na reforma e construção de aeroportos.

 

 

'Falamos ao presidente alemão da nossa expectativa de que empresas alemãs participem do investimento em obras dos aeroportos brasileiros', disse.

 

 

Três aeroportos - Viracopos (SP), Juscelino Kubistchek (DF) e Guarulhos (SP) - terão obras e serviços executados em regime de concessão. A medida serve para acelerar as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

 

 

Relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revelou que as obras em 9 dos 13 aeroportos em cidades-sede da Copa não ficarão prontas a tempo do mundial.

 

 

Em seu discurso, após a reunião com Dilma, o presidente alemão não fez qualquer referência a investimentos do país europeu em obras da Copa, aeroportos ou no trem-bala. Também não foram assinados acordos em infraestrutura. No entanto, 60 empresários alemães acompanham a comitiva do presidente para negociar participações em projetos no Brasil.

 

Fonte: G1