Mais Acessadas

Mato, lixo e lama tomam conta de uma das principais vias do Paar


Em 01 de abril, 2011 - 09h09 - Região Metropolitana

 

A avenida Rio Amazonas, uma das principais vias do bairro do Paar, em Ananindeua, está cheia de poças de lama que danificam os veículos. Parte da calçada do canteiro está ocupada por mato e lixo. Escondido pelo mato, o playground do canteiro está deteriorado e não serve mais para a diversão das crianças. Em frente da estação de distribuição de água da Cosanpa, a grande quantidade de lixo obstrui parte da pista. À noite, o escuro predomina por causa da iluminação precária.

 


Na manhã de ontem, vários urubus sobrevoavam o cadáver de um cachorro, do qual restava apenas o esqueleto, além de restos de galinhas jogadas na via pública. Um fedor exalava das carcaças animais, misturadas a galhos de árvores, sacos de lixo, entulho de construções e até um vaso sanitário.


O motorista Paulo Cézar Bezerra, 40 anos, informa que apenas um pequeno trecho do mato foi roçado há mais de um mês. A iluminação pública sempre está com problemas. A pista, por onde passam ciclistas, motociclistas, carros e ônibus está só buracos. E o monte de lixo na frente da Cosanpa não para de crescer.


'Não se pode nem tentar ter uma vida saudável ao praticar exercícios na calçada do canteiro, pois está só mato. O playground que poderia servir para as crianças do bairro brincarem está em péssimas condições. E o lixo só é recolhido quando a prefeitura não aguenta mais reclamações ou quando o monturo está muito grande. Tem vezes que o lixo fecha a pista. A população é que precisa limpar. Nem calçada nós temos', criticou Paulo.


O eletricista José Ribamar Simão, 64 anos, passa de bicicleta pela Rio Amazonas e garante que a avenida está abandonada há muito tempo. À noite ou quando chove, é preciso dobrar o cuidado para não cair nos buracos. A lama alaga a avenida. Contudo, o lixo é a maior preocupação. 'É lixo demais e ninguém recolhe. E todo dia mais gente vem jogar mais lixo. O pior horário é de manhã cedo. Vêm carrinheiros e gente da feira. Jogam animais mortos, como cachorros e galinhas que ficam fedendo. Os esgotos estão todos entupidos com tanto lixo', criticou.


Promessa - A Secretaria de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua informou, em nota, que a rua Rio Amazonas, no bairro do Paar, consta no planejamento de revitalização asfáltica. Em relação à limpeza, a Secretaria informa que no início da próxima semana mandará uma equipe ao local para roçar e recolher entulhos.


Fonte: O Liberal
Foto: Fernando Araújo (O Liberal)