Mais Acessadas

Sem sessões deliberativas esta semana, Câmara conclui comissão da reforma política na terça


Em 09 de março, 2011 - 12h12 - Política

 

O feriado de carnaval será mais longo para os deputados federais. Apesar do fim da folia, a Câmara terá sessão ordinária deliberativa apenas na semana que vem. Amanhã (10) terá sessão plenária, mas apenas de debates. Assim, com um prazo mais extenso sem pauta de votação, os parlamentares terão, na prática, 12 dias de folga.

 

 

Na terça-feira (15), a Comissão Especial de Reforma Política se reúne para eleger seus vice-presidentes. Até o momento, apenas o presidente, o deputado Almeida Lima (PMDB-SE), e o relator, deputado Henrique Fontana (RS), foram escolhidos.

 

 

Depois de escolhidos os vice-presidentes, a comissão poderá ter, como primeira atividade deliberativa, a análise da saída da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) do colegiado. Ela aparece em filmagens recebendo dinheiro, em 2006, do então delator do esquema conhecido como mensalão do DEM no Distrito Federal, Durval Barbosa.

 

 

O P-SOL deverá pedir o afastamento da deputada da comissão, formada por 40 deputados. O partido não definiu, ainda, se irá entrar com processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.

 

 

Desde o início da legislatura, a Câmara ainda não instalou o conselho, nem escolheu seus integrantes. Parte dos antigos conselheiros do colegiado tem o entendimento de que, como a filmagem ocorreu antes do mandato, não caberia processo por quebra de decoro.

 

 

Fonte: Agência Brasil